140 pessoas testam positivo para o Covid-19 no AM

Cotidiano

A divulgação de mais 29 novos casos do Covid-19 no Amazonas revela que o vírus continua circulante, em curva ascendente e portanto, dispara um alerta para a necessidade de precaução dos amazonenses em manter o isolamento social para dificultar a disseminação do vírus.

As recomendações partiram das autoridades estaduais de saúde, Rodrigo Tobias, Secretário de Estado da Saúde do Amazonas (Susam-AM),
e Rosemary Pinto, Diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM).

“Hoje temos 140 casos confirmados. Isso nos revela que estamos na fase da ‘transmissão comunitária’. O vírus não anda sozinho, ele precisa de seres humanos para circular. Nestes novos casos não é possível afirmar com quem e quando se contaminaram e para quem estão transmitindo. Então este é o alarme. Por isso é necessário ter paciência, disciplina, e manter o isolamento como estratégia de expor menos pessoas ao contato daqueles que estão ‘positivos mas assintomáticos”, destacou Rosemary.

As declarações aconteceram durante a divulgação do Boletim de Atualização das Medidas de Prevenção e Controle do Novo Coronavírus no estado, que ocorreu neste domingo (29), através de entrevista coletiva on line.

“Hoje foi enviado um avião com insumos e vacinas ao município de Pauini. O Governo continua em diálogo com as prefeituras, respondendo e coordenando as demandas no enfrentamento desta pandemia e outras doenças sazonais da nossa região. Até o momento nossas estratégias de enfrentamento ao Covid-19 estão respondendo bem à nossa realidade. Amanhã (segunda) traremos mais informações à sociedade”, concluiu o secretário.