Governo do Amazonas monta plano de ação para alavancar produção de ovos no estado

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), vai montar um plano de ação para alavancar a produção de ovos no estado. Para isso, a ideia é fechar parcerias com instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Vamos unir esforços e criar alternativas para que nos tornemos competitivos no mercado nacional”, afirma o secretário da Sepror, Petrúcio Magalhães Júnior.

O secretário também falou sobre a capacitação dos produtores, por meio do Dia de Campo do Avicultor. “Um dia totalmente voltado para o setor, com cursos e palestras de temas diversos, como a Bioclimatologia Animal, priorizando o bem-estar da ave e o controle da Salmonelose, que pode contaminar tanto as aves quanto os ovos, trazendo grandes prejuízos aos produtores”, explica o secretário.

Dados do Senso Agropecuário de 2016/2017 mostram que em 10 anos houve um aumento de 137% na produção de avicultura no Amazonas. Em 2019, a perspectiva é de que os números sejam ampliados, com a instalação de aproximadamente 444 criadouros, a criação de 2.479 milhões de aves e a produção de 1.267 milhão de caixas de ovos, segundo o engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Sebastião Mendonça.

“A exploração de aves poedeiras, criadas apenas para pôr ovos em granjas, está consolidada no estado. A tendência são as construções de pequenas instalações de granjas em diferentes regiões”, lembra Sebastião. “Nossa maior vantagem é o frescor e a qualidade dos nossos ovos, o consumidor percebe isso”, destaca Luiz Mário Peixoto, vice-presidente da Comissão de Avicultura do Amazonas.

O tema foi tratado durante a 1ª Reunião da Comissão de Avicultura da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), nesta quarta-feira (16/1), que contou com a participação de representantes e produtores do segmento.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte. Mayana Tomaz – Ascom Sepror

Fotos. Djalma Júnior

 


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *