Sepror, por meio do Idam, assina Termo de Cooperação Técnica com a Embrapa

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), assinou Termo de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para capacitação de extensionistas (técnicos do Idam que fazem extensão rural) e produtores, além de atualização dos sistemas de produção e realização de estudos das principais atividades agropecuárias no Estado do Amazonas.

A assinatura aconteceu durante reunião, na manhã da sexta-feira (25/01), na sede da Embrapa, na AM-010. “Esperamos estreitar a relação de parceria com a Embrapa. Este é o primeiro de muitos outros que pretendemos realizar nesta administração”, afirmou a diretora-presidente do Idam, Eda Maria Oliva.

Na ocasião, o chefe-geral da Embrapa, Celso Azevedo, apresentou as principais pesquisas da instituição no Amazonas. Foram detalhadas as 12 cadeias produtivas: cupuaçu, açaí, banana, citros, olericultura, pecuária, feijão caupi, guaraná, abacaxi, piscicultura, seringa e pecuária.

Segundo o secretário da Sepror, Petrúcio Magalhães, esta foi a primeira de uma série de reuniões com instituições de pesquisa, com o objetivo de levar conhecimento e tecnologia para os produtores. “Não podemos pensar em uma mudança no campo sem pensar na pesquisa e na extensão. A ideia é colocar todo esse conhecimento tecnológico a serviço da produção rural, garantindo aumento da produção de forma sustentável”, ressaltou Petrúcio.

Pelo Sistema Sepror, também estiveram presentes na reunião, o diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Alexandre Araújo; e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Flávio Antony Filho. O superintendente regional do Ministério da Agricultura, Guilherme Pessoa; o presidente da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Merched Chaar; e o presidente da Federação da Agropecuária (Faea), Muni Lourenço, completaram a lista de autoridades.

 

 

 

 

 

Fonte. Mayana Thomaz – Ascom Sepror
Fotos. Divulgação Ascom Sepror

 

 


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *