Caminhão-baú garante escoamento e melhora a vida de agricultores borbenses

Visando o fortalecimento da economia e a melhoria das condições de trabalho do homem do campo, o Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas foi até o município de Borba (a 149 km de Manaus em linha reta) para acompanhar a realidade e os benefícios proporcionados pelo caminhão-baú destinado ao escoamento da produção de 357 agricultores associados a Cooperativa dos Produtores Rurais de Borba (COOPBOR). O implemento agrícola no valor de R$ 100 mil foi acessado no edital 003/2017 do FPS com objetivo de beneficiar 1.760 pessoas direta e indiretamente na localidade.Além da atuação expressiva no mercado do município, a cooperativa participa de programas institucionais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) fornecendo anualmente cerca de 380 tonelada/ano. Dentre os principais alimentos ofertados, estão abacaxi, mandioca, laranja, açaí, banana, goiaba, tucumã, cupuaçu e outros.

Na visita, técnicos do FPS constataram grande avanço na capacidade produtiva e no aumento de renda dos associados, que passaram a economizar no frete e a conquistar mais espaço no mercado. Satisfeitos com os resultados, a cooperativa tem boas expectativas para o futuro da agricultura no município e já pleiteia um novo veículo para acessar cultivos de difícil acesso.

Para o agricultor Antônio Silva, 61, o caminhão dá mais celeridade ao transporte, fator importante para os alimentos chegarem com mais qualidade aos consumidores. “O caminhão facilita muito o transporte, agilizou muito a nossa entrega. E com outro veículo vai ajudar ainda mais a gente crescer na nossa atividade. Somos gratos ao Governo do Estado por acreditar no nosso trabalho e nos dar essa oportunidade”, afirmou o produtor.

Equidade

O Fundo de Promoção Social do Governo do Amazonas fomenta projetos autossustentáveis que promovam a melhoria da qualidade de vida e renda dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica visando a diminuição de desigualdades.

 

Fonte. Secom-AM
Fotos: Laísa Maida – Ascom FPS


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *