Bolsonaro analisa potencial de reservas de potássio, cálcio e magnésio

Autazes, possui considerável reserva de Potássio

No Amazonas, o município de Autazes, localizado a 107 km de distância da capital Manaus, é uma das localidades onde se detectou reserva de potássio. Estudos indicam que o mineral está a 850 metros de profundidade, e apresentam teores de potássio superiores a 40%, enquanto os já conhecidos variam entre 18% a 30%.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, disse no dia 16/12, em uma postagem no Twitter, que está analisando o potencial de exploração de reservas de potássio, cálcio e magnésio no país junto com os futuros ministros de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e da Agricultura, Tereza Cristina.

“Junto aos futuros ministros de Minas e Energia e Agricultura, estamos analisando o potencial de exploração de reservas de potássio, cálcio e magnésio em regiões do nosso país. Hoje, mesmo com as maiores reservas, dependemos de matéria-prima importada para produzir fertilizantes”, escreveu na rede social.

No dia 11/12 (terça-feira), ao ser perguntado sobre as ações da pasta para 2019, Albuquerque pontuou que os desafios são “enormes”. “Não só no setor elétrico, mas também na questão de óleo e gás, da mineração tem a cessão onerosa, tem Itaipu, daqui a pouco vamos ter que discutir o contrato de Itaipu. E na questão de energia elétrica é aquilo: fornecer energia mais barata para o consumidor e para aquele que está investindo no país, que vai começar a crescer”.

O Brasil importa quase a totalidade de todo o potássio que consome – um dos ingredientes do fertilizante agrícola (NPK). O estado do Amazonas detém a maior reserva do País, com depósitos que ultrapassam a marca de um bilhão de toneladas.

No Amazonas, o município de Autazes, localizado a 107 km de distância da capital Manaus, é uma das localidades onde se encontra reserva de potássio. Estudos detectaram que o mineral está a 850 metros de profundidade, e apresentam teores de potássio superiores a 40%, enquanto os já conhecidos variam entre 18% a 30%. Em outros locais do estado os depósitos estão localizados a cerca de mil metros de profundidade e pode ser um dos maiores do mundo.

 

 

 

 

Fonte. Site agenciabrasil.ebc.com.br
Fotos. Divulgação/ Governo de Sergipe – Rogério Campos/ portaldonorte.com


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *