Incêndio no Educandos consome 600 casas e afeta duas mil pessoas

Um incêndio de grandes proporções consumiu aproximadamente 600 residências de alvenaria e madeira, no fim da noite desta segunda-feira 17/12, no bairro Educandos, zona sul de Manaus. O fogo começou entre as ruas Nova e Inácio Guimarães, e exigiu um esforço coletivo de várias unidades dos Bombeiros, declarou o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Coronel Josemar Santos.“Trabalhamos mais de três horas combatendo as chamas. Esta operação envolveu o trabalho de todo o efetivo da capital e reforços da Região Metropolitana de Manaus. Estamos agora na fase de rescaldo, para tentar evitar a reignição”, disse o subcomandante dos Bombeiros Militares do Amazonas.

Segundo o secretário de segurança, coronel Amadeu Soares, informações preliminares apontam que o incêndio teria iniciado após a explosão de uma panela de pressão em uma das residências.

“As informações preliminares dão conta de que o incêndio começou com uma panela de pressão. O vento estava muito forte na hora e ajudou a alastrar e se transformou nesse incêndio de grandes proporções”, disse.

Doze viaturas dos Bombeiros foram deslocadas para a área. A estimativa é que cerca de 100 mil litros de água já tenham sido empregados no trabalho.

Guinchos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) retiram carros que estão estacionados nas ruas atingidas pelo fogo. A energia elétrica do local foi desligada pela Eletrobras Distribuição Amazonas por questões de segurança.

Calamidade pública

No início dessa madrugada, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto anunciou que assinará decreto de calamidade pública.

“Irei assinar um decreto de calamidade pública, para comprar com agilidade, sem a necessidade do burocrático processo de licitação, tudo o que for necessário, neste momento para ajudar estas famílias que perderam o pouco que tinham neste incêndio”, disse o prefeito.

 

 

Fonte. Da Redação.

Fotos. portaldonorte.com


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *