Amazonas tem déficit de 1,5 bi, declara Wilson Lima

Em seu primeiro dia de trabalho como governador do Amazonas, Wilson Lima foi enfático em explicar durante entrevista coletiva o seu sentimento sobre os números financeiros das contas do estado os quais a sua equipe encontrou ao final do processo de transição de governos. Wilson criticou a postura da equipe do ex-governador Amazonino Mendes avaliando que não houve por parte daqueles assessores que saíram uma postura republicana o que seria relevante para uma melhor compreensão dos dados da real situação que o estado enfrenta, e um melhor entendimento da gestão que se inicia.

“A ‘casa está muito bagunçada’. A situação é preocupante. Os números dos relatórios que encontramos foram confusos e imprecisos, há dificuldades em todas as áreas”, criticou Lima. Continuando seu destaque sobre o que considerou pontos contundentes no relatório Wilson reafirmou que sua gestão estará dedicada a superar dentro e fora do estado além de gerar crescimento da economia.  A declaração aconteceu na sede do Governo, na manhã desta ter-feira 02/01 ao ler os destaques do relatório de 800 páginas produzido por sua equipe de transição sobre a atual situação das contas públicas do Amazonas.

Défict Bilionário

“São 1,5 bilhões de reais o déficit do Amazonas. Só a dívida do estado alcança 850 milhões de reais e será necessário muito vigor e transparência na gestão para superar os inúmeros problemas que detectamos”. Lima destacou os assuntos mais graves que o relatório apontou sobre a situação das contas públicas do Amazonas onde há muitos os problemas, sobretudo na Educação, Saúde e Infraestrutura.

Serviços Essenciais 

“A partir de hoje (02/01) estão suspensos por 15 dias todos os pagamentos do estado, ‘salvo’ aqueles dos serviços essenciais”. Segundo o governador a medida se fez necessária para que sua gestão tenha a real dimensão do quê e o do quanto o estado deve. Vamos trabalhar muito, com bastante transparência para superar o que foi feito de equivocado nos governos anteriores”, determinou o governador.

Saúde Delicada

“Identificamos uma dívida de 600 milhões de reais na Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) onde o atraso nos pagamentos de fornecedores variam de quatro a seis meses. Há demandas na Educação e Infraestrutura como o caso da não conclusão da obra do Anel Viário Leste. O Contrato é de 2013 e até agora apenas 0,05% do plano de trabalho previsto foi realizado, este tipo de situação não queremos mais. A partir de agora todos os contratos serão auditados”, definiu o governador.

Secretariado Transparente

“Eu determinei que todas as fotos em repartições públicas agora seja de cidadãos e não a do governador. O fiz para que os senhores secretários lembrem-se de que nós na condição de servidores trabalhamos para do povo do Amazonas e que tenhamos transparência em nossos atos. É o que espero dos senhores e a população cobrará de nós”. Após estas palavras Wilson Lima encerrou a coletiva de imprensa que concedeu para a leitura dos pontos de destaque do relatório elaborado por sua equipe de transição, relatório este que indica a delicada situação financeira das contas do estado do Amazonas.

 

 

 

Fonte. Da Redação portaldonorte.com

Foto. Maurílio Pessoa


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *