Previsão é que Hospital do Sangue seja entregue em 2020

Em até um ano e meio o Hospital do Sangue, na Zona Centro-Sul de Manaus, deverá ser entregue à população amazonense. Essa pelo menos foi a previsão do titular da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Rodrigo Tobias, durante o lançamento da campanha “Junho Vermelho”, em alusão à doação de sangue, nessa segunda-feira (3).

“Mesmo em condições orçamentárias não tão favoráveis esse ano, destinamos verbas que vão fomentar e estruturar melhor o Hospital do Sangue. Dentro de um ano e meio teremos um hospital especializado de grande porte no Amazonas, para atender as pessoas da capital e do interior’’, disse.

Em dezembro do ano passado, foi assinado um contrato com a Construtora Mercure, vencedora da licitação para as obras de conclusão do hospital, que estavam paralisadas há mais de dois anos. Com 40% da estrutura física pronta no momento, a continuação da obra está orçada em R$ 39 milhões.

Além de ampliar significativamente a área de hematologia da Fundação Hemoam, o Hospital do Sangue já tem anuência do Conselho Estadual de Saúde como referência no tratamento do câncer infanto-juvenil. Para suprir as demandas da assistência hematológica, que cuida das doenças do sangue, como as leucemias e anemias falciformes, e para atender pacientes oncológicos, o Hospital do Sangue contará com 150 leitos.

A nova estrutura terá quatro andares e comportará UTIs adulto e infantil, farmácia 24 horas, centro cirúrgico de média complexidade, central de diagnóstico por imagem e uma enfermaria exclusiva para o paciente transplantado de medula óssea. Parte dos equipamentos do novo hospital já foram comprados.

As instalações atuais do Hemoam continuarão funcionando com o setor administrativo, coleta e distribuição de sangue, laboratórios de análises clínicas e o departamento de ensino e pesquisa.

Junho Vermelho

Para chamar a atenção de doadores antigos (bem como atrair novos) e mudar esse quadro atual, foi lançado, ontem, o “Junho Vermelho’’, no auditório do Hemoam, na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul de Manaus. Este é o segundo ano em que o ‘’Junho Vermelho’’ é promovido em Manaus, período que coincide com o Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho.

Programação

Doação de Mudas –

até a próxima quinta-feira os doadores que se interessam pela causa ambiental receberão uma muda de planta (artesanal ou frutífera). Nesse mesmo dia será realizado uma exposição de objetos de decoração e móveis feitos a partir de materiais reciclados

Lanche especial – Entre os dias 10 e 15 de junho será oferecido um lanche de comidas juninas aos doadores.

Homenagem – No dia 11 e 14 de junho os doadores que acumularam mais doações serão homenageados na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) e na Câmara Municipal de Manaus (CMM), respectivamente.

Boi-Bumbá –  No dia 18 de junho, de 14h às 18h, o Boi-Bumbá Garantido fará uma apresentação especial comm música e dança ao público presente no Hemoam.

 

 

 

Fonte. acritica.com

Foto. Antônio Lima


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *