Sindicato dos Jornalistas lança manifesto em defesa do registro profissional

O Sindicato dos Jornalistas do Amazonas lançou um manifesto em favor do registro profissional, contra a MP 905/201, nesta sexta-feira (29). Confira a nota

“Nós, profissionais do jornalismo, Radialistas, publicitários, sociólogos e demais categorias de trabalhadores, que perderam o direito ao Registro Profissional com a edição da Medida Provisória 905/2019, vimos a público denunciar as consequências nefastas dessa MP para toda sociedade.

Você sabe como se define uma profissão? Quem determina o que cabe a um jornalista fazer? Quais são as atribuições de um radialista? E como se sabe o que compete a um publicitário? Por que é importante a profissão de sociólogo? Cada profissão tem a sua lei, mas, com a edição da MP, pelo Governo Federal, no último dia 11 de novembro, não existe impedimento e, a partir de agora, qualquer pessoa pode exercer essas profissões, sem que tenha conhecimento e formação específica. Está em jogo o direito de toda a sociedade de ser atendida por um profissional qualificado, registrado e passível de responder por possíveis erros. Sem registro, não há como fiscalizar e, denunciar possíveis irregularidades.

O governo federal também acaba com o estágio. Se não há profissional, não há estagiário. Este será substituído por um trabalhador “verde e amarelo”, que vai cumprir jornada de trabalho sem limite, sem direito a FGTS, sem 13º salário e sem férias. Trabalhador sim, mas sem direitos, como na escravidão. Sacrifica milhares de profissionais e ilude os mais jovens, com a farsa do contrato “verde amarelo”.

Sem direitos e que dura apenas dois anos. Nossos jovens se tornarão mão de obra barata, sem perspectivas de futuro. Quantos sonhos estão sendo destruídos? O seu sonho de ter uma profissão. O sonho de cada pai e cada mãe de ver seu filho formado, para ter uma vida melhor. Com esta Medida Provisória, o governo federal nos rouba o direito de sonhar. Convidamos você a participar do Dia Nacional de Luta e, defesa do Registro Profissional. Dia 4 de dezembro, a partir das oito da manhã(8h), na Praça Santos Dumont – sede do Sindicato dos Jornalista. Junte-se a nós nesta luta!”.


Avatar

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *