Déficit na Atenção Básica dificulta resposta ao novo Coronavírus

Atualmente Manaus tem apenas 51,67% de cobertura das Ubs.

Ao explicar um dos muitos desafios que o sistema público estadual de saúde enfrenta no combate a pandemia do novo Coronavírus o Secretário Executivo da Atenção Especializada do Interior, Cássio Roberto apresentou dados que impactam a logística operacional no atendimento aos pacientes do Covid-19 na capital amazonense. A declaração aconteceu na tarde desta quarta-feira, 8, na qual o Secretário detalhou a metodologia empregada na detecção e encaminhamentos daquelas pessoas que procuram os hospitais do estado com sintomas da doença respiratória.

“Nós sempre tivemos uma baixa cobertura da Atenção Básica da Saúde no município de Manaus, que são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), responsáveis por um primeiro atendimento médico à população. Um enorme contingente de pessoas procuram diretamente os hospitais sem nenhum atendimento clínico anterior e esta consulta prévia é um tempo precioso que se houvesse nos ajudaria. Há tempos esta demanda impacta a rede estadual aqui na cidade e agora neste tempo de pandemia não é diferente. Em 2015 a cobertura na capital era 52,7 % e hoje em 2020 diminuiu para 51,67 %”, alertou Cássio Roberto.

O secretário explicou que há doenças sazonais na região e esta fase de transmissão domiciliar do vírus intensificou a procura por atendimento nos Serviços de Pronto Atendimento SPAs e hospitais da capital provocando uma sobrecarga na porta de entrada do atendimento da média e alta complexidade refletindo no tempo de resposta do diagnóstico correto.

“Mais de um milhão de pessoas em Manaus estão sem cobertura da Atenção Básica e batem direto nas portas do sistema de saúde estadual. Estamos remanejando nossos recursos humanos para as unidade médicas que mais recebem pessoas devido a velocidade do contágio e estamos atendendo a todos. É um cenário oposto ao dos municípios do interior nos quais 49% da população tem cobertura de quase 90% da Atenção Básica e isto facilita as ações de cobertura vacinal e endemias que dão todo um suporte coadjuvante pro Covid-19”, definiu o Secretário


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *