You are currently viewing Wilson Lima assina ordem de serviço para construção do primeiro hospital público veterinário do Amazonas

Wilson Lima assina ordem de serviço para construção do primeiro hospital público veterinário do Amazonas

No Ato, governador implementou a Política Estadual de Vigilância de Zoonoses, Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica, e ampliou para três o número de castramóveis para esterelização gratuita de cães e gatos.

O governador Wilson Lima assinou, nesta terça-feira (19/04), a ordem de serviço que marca o início das obras do primeiro hospital público veterinário do Amazonas. Com investimento de R$ 3,7 milhões, a unidade será a maior do Brasil no segmento e oferecerá atendimento especializado de urgência e emergência, de forma gratuita.

Governador Wilson Lima durante leitura da planta arquitetônica do Hospital Público Veterinário do Amazonas.

“Esse aqui será o primeiro do Brasil construído com essa finalidade. Os outros são de faculdade ou ao longo do tempo foram sendo melhorados para que a estrutura permitisse esse atendimento. Há oitos, dez anos atrás fazer uma obra dessa aqui não seria possível. Tudo que a gente tem ou tinha de preconceito é pura ignorância”, disse o governador.

A obra contempla a construção de um prédio com dois pavimentos. O térreo contará com espaços como recepção; salas de espera e triagem; centro cirúrgico com 11 macas; salas de pós-operatório, de Raio X, de internação, de isolamento, urgência e necropsia. Haverá, ainda, baias para acomodação dos animais e banheiros masculino e feminino para funcionários, dentre outros ambientes.

“É um momento único, é um sonho que a gente vem sonhando há muito tempo. A gente ia na Câmara, a gente ia na Assembleia, a gente lutou e ia reivindicando pelo futuro hospital, porque era gritante e necessário um hospital público veterinário em Manaus. Então, para nós, é um momento único e muito emocionante”, disse Nete Moura, do grupo Protetores dos Animais Manaus.

Projeto pioneiro no Amazonas, a construção do hospital tem como objetivo oferecer atendimento veterinário especializado de urgência e emergência, de forma gratuita, com consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações destinadas aos animais cujos tutores não tenham condições financeiras de custear o tratamento em instituições privadas.

O hospital também vai oferecer castração gratuita dos pets e feiras de adoção responsável, visando reduzir a quantidade de animais em situação de abandono nas ruas de Manaus.

“Vamos ter um atendimento de qualidade. Teremos os melhores profissionais médicos veterinários do estado do Amazonas. Nós vamos gerar empregos, vamos gerar renda. Vamos fomentar o ensino, apoiar as universidades. Para que essas pessoas que decidiram dedicar suas vidas à medicina veterinária possam ter a aula prática e dedicar o seu tempo aos que precisam”, disse a deputada estadual Joana Darc.

Fotos: Tácio Melo – Secom AM


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe um comentário