Navio-hospital vai atender comunidades ribeirinhas de Manacapuru

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) recebeu, nesta segunda-feira (11/11), a comitiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Yonsei, da Coreia do Sul. A reunião foi presidida pelo secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Rodrigo Tobias. Na ocasião, o secretário aproveitou para definir os encaminhamentos finais em relação ao projeto-piloto do navio-hospital que vai atender a comunidade ribeirinha de Manacapuru, a 99 quilômetros da capital amazonense.

A viagem experimental da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial na Comunidade do Rosarinho está prevista para os dias 19 e 20 de novembro. A saída será do Porto da Terra Preta, quando ocorrerão os testes de campo e a capacitação da equipe médica de Manacapuru que irá tender na unidade fluvial inteligente.

Segundo o secretário da Susam, o projeto Barco de Saúde Inteligente significa o primeiro passo rumo à parceria entre o Governo do Amazonas e o Governo da Coréia do Sul. “De forma pioneira, o Amazonas terá um investimento coreano de R$ 15 milhões em tecnologia aplicada à saúde”, disse o secretário.

Presente na reunião, a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, enfatizou que o projeto vai contribuir na assistência e, sobretudo, na vigilância para a qualidade da informação a ser adquirida na comunidade rural. “A nossa equipe de tecnologia da informação segue na missão para dar o suporte necessário durante a viagem experimental”, garantiu a diretora.

A reunião com os coreanos foi realizada às 15h, na tarde desta segunda- feira, na sede da FVS. Também participaram da reunião o secretário municipal de Manacapuru, Rodrigo Balbi, o secretário de saúde do interior, Cássio Roberto Espírito Santos, o diretor técnico da FVS, Cristiano Fernandes, e a assessora de Desenvolvimento Institucional da FVS, Wladmary Azevedo.

Fonte. Secom Am
Fotos.FVS – SUSAM


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *