Responsáveis tem até 31/5 para apresentar cartão de vacina atualizado nas escolas municipais

Trinta e um de maio de 2019 é data limite para os pais ou responsáveis por alunos da rede pública municipal de ensino apresentar a Declaração de Avaliação de Cartão de Vacina Atualizada nas unidades em que os filhos estão matriculados.
Caso o documento não seja apresentado até a referida data, a unidade de ensino deverá encaminhar o nome do responsável ao Conselho Tutelar da área, a fim de que sejam tomadas as devidas providências.

A medida está amparada pela portaria que trata da parceria entre as redes municipais de saúde (Semsa) e educação (Semed), publicada na página 12, do Diário Oficial de Manaus (DOM) de Edição nº 4.532.

Conforme orienta o documento, para solicitar a declaração, que deve ser entregue nas unidades da Semed, os responsáveis pelos estudantes precisam se encaminhar a qualquer uma das 183 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Policlínicas que possuem salas de vacina com o Cartão de Vacinação do aluno. Dessa forma, o profissional da área avaliará se o Cartão de Vacina está atualizado. Se a imunização estiver em dias, a declaração é entregue aos responsáveis. Caso esteja faltando alguma vacina, na mesma hora o aluno receberá a imunização e, em seguida será entregue ao responsável a declaração que deve ser apresentado na escola.

A campanha entre as secretarias tem o objetivo de verificar o cartão de vacina de crianças e adolescentes que não estão atualizados, contribuindo com a saúde pública, evitando o surto de doenças imunopreveníveis, ou seja, doenças que podem ser prevenidas com a vacinação, como o Sarampo que acometeu Manaus em 2018 e que ainda apresenta risco de reintrodução.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae), da Semsa, Marinélia Ferreira, destaca a importância da nova portaria para a prevenção de doenças nas crianças. “Essa portaria é uma inciativa municipal que proporciona às crianças que serão matriculadas na rede municipal de educação, que passem pela avaliação do seu Cartão de Vacinação. Será uma atividade com a corresponsabilidade da escola e da família, fazendo que a nossa cobertura alcance o número desejado. Além disso, protegerá as nossas crianças das doenças imunopreveníveis”.

 

 

 

 

Fonte. Érica Marinho – Ascom Semed
Fotos: Lton Santos – Ascom Semed


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *