Segunda de Carnaval e Quarta de Cinzas serão ponto facultativo no município

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, decretou ponto facultativo em todas as repartições públicas municipais nos dias 4/3, Segunda de Carnaval, e a partir do meio-dia de 6/3, Quarta-Feira de Cinzas, uma vez que a legislação federal já considera feriado até às 12h. O decreto está publicado na edição nº 4542 do Diário Oficial do Município (DOM).

Conforme a publicação, o Carnaval é uma das mais importantes manifestações culturais do povo brasileiro e é do interesse da Administração Pública Municipal prestigiar o evento e incentivar a participação popular, considerando, ainda, tratar-se de dias que intercalam feriados nacionais, o que enseja a conveniência de conter despesas com bens e serviços, representando uma economia significativa para o cofre público municipal.

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) ficará responsável pela organização de banco de horas relativo ao ponto facultativo, com vistas à futura compensação pelos servidores do Poder Executivo.

Saúde
Dos serviços de saúde da prefeitura, no período de 4 a 6 de março, funcionarão os atendimentos essenciais: o SAMU-192 Manaus, a Maternidade Dr. Moura Tapajoz e o plantão do programa da Raiva Humana, que funciona na Unidade Básica de Saúde Dr. José Rayol dos Santos, na avenida Constantino Nery, s/nº, na Chapada. Considerando que o sábado, dia 2/3, não é feriado e não foi incluído no decreto do ponto facultativo em razão do Carnaval, as dez Unidades Básicas de Saúde de horário ampliado funcionarão normalmente, das 8h às 12h.

Limpeza
A Prefeitura de Manaus manterá os serviços de limpeza da cidade em ritmo normal durante o ponto facultativo da semana do Carnaval. O Departamento de Cemitérios, da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), também funcionará com atendimento ao cidadão. A coleta domiciliar segue programação normal nos dias de ponto facultativo e feriado.

Já as atividades de capinação, limpeza de igarapés, jardinagem e conscientização da Semulsp entram em ritmo de plantão apenas nos feriados. O serviço de varrição segue programação normal nas principais avenidas da cidade, observando os locais de festas de rua e cuidando para manter a limpeza da cidade.

Transporte
A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informa que na segunda-feira, 4/3, a frota em circulação será a mesma de sábado. Já no feriado do dia 5/3, a frota operante será a de domingo e na ‘Quarta-feira de Cinzas’, 6/3, com frota de sábado.
Em todos esses dias, a frota contará com pelo menos um carro de apoio e fiscais da SMTU estarão a postos para monitorar o funcionamento do transporte urbano, bem como orientar a população. Na semana do Carnaval, o setor de atendimento ao público irá funcionar somente na quinta e na sexta-feira, normalmente.

Meio Ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) informa que os parques urbanos e unidades de conservação municipais estarão abertos à visitação durante dos dias de Carnaval (à exceção da segunda-feira), nos horários normais de funcionamento.

Os parques do Mindu, no Parque Dez, e o Nascentes do Mindu, na Cidade de Deus, abrirão das 8h às 17h. Já os parques urbanos Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, e Ponte dos Bilhares, no São Geraldo, funcionarão normalmente no sábado, domingo e segunda, das 7h às 21h, fechando na terça-feira e reabrindo na quarta-feira de Cinzas, a partir do meio-dia.

Galerias Populares
A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) informa que no ponto facultativo, 4/3, feriado de Carnaval, 5/3 e 6/3, as galerias populares Espírito Santo e dos Remédios funcionarão nos seguintes horários: segunda-feira, funcionamento normal, de 8h às 19h. Na terça-feira funcionam até as 13h e na quarta-feira de cinzas abrem a partir das 12h.

No Shopping Phelippe Daou, o horário de funcionamento na segunda, é de 8h as 20h para as lojas, seguindo até as 22h, na praça de alimentação. Na terça, o centro de compras fecha as portas às 13h e na quarta-feira só começa a funcionar às 12h.
Já o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, funciona de 6h às 17h, na segunda-feira; de 6h as 12h, na terça e; na quarta-feira de cinzas, o funcionamento é normal, de 6h as 17h.

 

 

 

Fonte. Semcom
Foto. mochileiro.tur.br


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *