Representantes do controle social da zona Norte iniciam Pré-conferência de Saúde

Parte da fase preparatória para a VIII Conferência Municipal de Saúde (VIII Comus), marcada para abril, foi iniciada nesta segunda-feira, 11/3, a Pré-Conferência Distrital de Saúde Norte. A programação segue até terça-feira, 12/3, na Universidade Paulista (Unip), reunindo 180 representantes do controle social do Sistema Único de Saúde (SUS) na zona Norte de Manaus.

A Pré-Conferência está sob a organização do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), sendo a primeira de quatro eventos que serão promovidos no mês de março, envolvendo os segmentos de gestores, de trabalhadores e de usuários do SUS, nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste/Rural.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), conselheiro Jorge Carneiro, informa que a participação dos três segmentos do controle social no SUS, em cada Pré-Conferência, tem como objetivo promover o envolvimento da população de Manaus no processo de construção de políticas públicas que terão impacto na área da saúde nos próximos anos.

“As propostas discutidas e aprovadas nas pré-conferências serão levadas para a VIII Comus. Então, as etapas distritais são estratégicas para permitir que o debate na área da saúde retrate as características e peculiaridades de cada zona geográfica de Manaus, tornando o processo de definição de propostas mais amplo e representativo nos vários segmentos da sociedade. É uma forma de garantir que a população possa ser ouvida e que o planejamento de políticas públicas não seja desvinculado da vontade, da realidade e da necessidade dessa população”, explicou Jorge Carneiro.

Desafios
A programação dos dois dias da pré-conferência abordará como tema “Democracia e Saúde”, a partir de três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; e Financiamento adequado de suficiente para o SUS.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, os três eixos também irão fundamentar a realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para o mês de agosto, e representam alguns dos principais desafios no SUS.

“A VIII Comus vai indicar os delegados que irão representar Manaus na Conferência Nacional e é muito importante que estejam preparados, com propostas viáveis, para discutir o fortalecimento do SUS em nível nacional”, afirmou Marcelo Magaldi.

Para o secretário, os temas abordados nas conferências são essenciais para a melhoria dos serviços de saúde, em especial as questões de financiamento. “A intenção é que, a partir da discussão nas conferências, seja possível encontrar novas estratégias e alternativas que possam ampliar o financiamento do SUS, com projetos viáveis do ponto de vista econômico”, destacou Marcelo Magaldi.

Encerramento
A Pré-Conferência Distrital de Saúde Norte será encerrada nesta terça-feira, 12/3, na Unip, com a eleição de 92 delegados titulares e nove suplentes, que irão representar a zona Norte na VIII Comus, marcada para o período de 1 a 3 de abril.

“A saúde é feita com vontade política, compromisso e participação social. Nesse sentido, os conselheiros e representantes do controle social da zona Norte estão demonstrando um grande empenho, aderindo realmente ao trabalho de discussão de temas que são essenciais ao SUS. É uma política pública em que trabalhamos de forma engajada, porque acreditamos nos SUS que dá certo e é por isso que gestores, trabalhadores e usuários estão participando da pré-conferência”, ressaltou a gerente do Distrito de Saúde Norte, Maria do Socorro Furtado.

A próxima Pré-Conferência Distrital de Saúde será realizada nos dias 13 e 14 de março, também na Unip, reunindo gestores, trabalhadores e usuários do SUS na zona Sul de Manaus. Nos dias 18 e 19 de março, será realizada a Pré-conferência da zona Leste, na Paróquia São José Operário, bairro São José I, encerrando nos dias 20 e 21 de março com a Pré-Conferência das zonas Oeste e Rural.

 

 

Fonte. Eurivânia Galúcio – Ascom Semsa
Fotos: José Nildo – Ascom Semsa


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *