Campanha ‘Junho vermelho’ tem programação especial no Hemoam

A fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) terá uma programação diferenciada neste mês de junho na cidade de Manaus. A homenagem aos doadores na categoria ouro, prata e diamante será nesta segunda-feira (3) as 14h 30 na sede da instituição, localizada na avenida Constantino Nery, Chapada, Zona Centro Sul.As comemorações se estenderão por todo o mês com festejos juninos, programação do dia dos namorados e o festival de parintins com os bumbás, para os doadores assíduos ou quem ainda não doou sangue.

Um dos objetivos da ação é atrair doadores para aumentar o estoque de sangue do Hemoam. Historicamente, o período do mês de junho há baixa doação e há o esvaziamento dos centros de coleta de sangue por todo o país. Uma bolsa de sangue salva quatro vidas e entendo a importância, a consagração do Junho Vermelho.

O pedagogo Leandro Moraes Duarte (35) teve leucemia com 26 anos, ficou internado 4 a 6 meses no Hemoam, e contabiliza que durante o tratamento precisou de 25 a 30 bolsas de sangue. As doações foram essenciais para o tratamento contra o câncer e hoje fala da importância de quem doa e quem recebe.

“Uma das formas de ajudar o próximo é doando sangue, recebi doação de muitos irmãos de sangue, esses anjos, se eu estou vivo hoje é porque pessoas deixaram um pouco do seu tempo e vieram doar. Sangue realmente é vida, eu pude comprovar isso. Doar sangue é dar chance e esperança para quem está precisando.”

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente na programação haverá distribuição de mudas para os participantes da programação.

Quem pode doar sangue?

Qualquer pessoa com boa saúde, com idade de 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos. O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento de identificação.

Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal dos responsáveis.

Quem não pode doar?

Quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade

Tem comportamento sexual de risco

Usa drogas

Teve malária, recebeu transfusão sanguínea ou teve doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses

Teve febre nos últimos 30 dias.

Você precisa saber:

Doar sangue não vicia, após a primeira doação, o doador pode voltar quando achar conveniente.

Depois da doação orienta-se que a pessoa se alimente, beba bastante líquido nas próximas seis horas e não faça grande esforço físico.

Em cada doação é retirado 450ml. O volume é reposto por 24h e todos os outros componentes em 30 dias.

Doar sangue é seguro, todo o material usado é descartável  e a coleta é feita por profissionais qualificados. Todos os candidatos passam por triagem antes da doação.

 

 

 

Fonte. emtempo.com
Foto. Divulgação


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *