Coleta de lixo ganha 11 novos carros equipados e automatizados

A coleta de lixo domiciliar será reforçada com a integração de 11 novos carros coletores à frota de veículos que atuam nesse serviço. Nesta segunda-feira, 9/12, a Prefeitura de Manaus recebeu os novos veículos modernos e climatizados, estando no nível máximo de desempenho na categoria, adquiridos pela empresa concessionária Marquise e entregues pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, à Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp).

Em julho deste ano, outros 12 carros foram entregues aos Sistema de Limpeza Urbana, renovando e reforçando a frota.   “É uma coisa muito importante a renovação da frota não só porque traz mais economicidade, menor consumo e menor investimento em manutenção, mas porque traz mais qualidade de vida à população”, afirmou o prefeito, durante a solenidade de incorporação dos novos veículos. “Ao mesmo tempo é um ato de justiça social, porque estamos dando mais condições de trabalho a essas pessoas que fazem a coleta domiciliar”, completou.

Os 11 novos veículos são do tipo trucados (2) e tocos (9), com chassi Volkswagen e equipamento planalto. Um carro de modelo Mitsubishi L200, para o trabalho de apoio ao serviço, também será entregue. “Estamos trabalhando com muito empenho e eficiência e a entrega desses veículos faz parte do nosso compromisso com a cidade”, afirmou o diretor de operações da Marquise, Paulo Studart.

O secretário da Semulsp, Paulo Farias, disse que os veículos, além dos aspectos de eficiência e economicidade, vão dar mais tranquilidade e qualidade ao trabalho das equipes de coleta. “Para se ter ideia, cada motorista dirige por, mais ou menos, 80 quilômetros todos os dias na cidade e para eles é importante ter um veículo automatizado, para seu conforto. Esse é um fato bastante relevante para que eles tenham melhores condições de desenvolver suas atividades”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, os novos caminhões vão atender, no mínimo, 22 rotas de coleta, diariamente. Em nome da equipe, o motorista Deustevan Carneiro da Silva, 55, que trabalha há sete anos dirigindo os veículos de coleta, recebeu as chaves de um dos novos veículos.

Conforme dados da Semulsp, a coleta domiciliar foi responsável, de janeiro a outubro deste ano, pela remoção de 469.146 toneladas de resíduos, sendo a modalidade com maior participação entre os serviços de coleta, aproximadamente 58,9% em relação ao total ao volume coletado na cidade. A média diária alcançou 1.553 toneladas, com uma taxa per capita de 717 gramas diárias de resíduos recolhidos nos domicílios, pequenas indústrias, comércio, bancos e escolas.

Mutirão de limpeza Ainda nesta segunda-feira, o prefeito Arthur Neto acompanhou os trabalhos do mutirão de limpeza realizado no conjunto Ozias Monteiro, Cidade Nova, zona Norte. Duas equipes, com aproximadamente 70 garis, trabalham desde o último sábado em serviços de capinação e limpeza.

“Também estamos realizando o tapa-buracos. Vamos estabilizar esse conjunto até em homenagem ao grande amigo Ozias Monteiro”, disse o prefeito, que ouviu dos moradores algumas reivindicações, como a construção de uma academia ao ar livre no local.

“A qualidade do trabalho é muito boa, a equipe é grande e em dois dias fizeram toda a limpeza do conjunto”, disse a moradora Mauri Dizia, que destacou a importância dos moradores permanecerem unidos para garantir a manutenção da limpeza no local.

Fonte – Jacira Oliveira – Semcom e Assessoria Semulsp

Fotos – Alex Pazuello – Semcom


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *