Governo entrega praça na zona Sul de Manaus

A praça pública há 10 anos não recebia melhorias.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) entregou, nesta sexta-feira (27/12), a praça pública Elza Simões de Oliveira, antigo Parque Bittencourt, localizada entre as ruas Jonathas Pedrosa e Emílio Moreira e avenida Sete de Setembro, Centro, na zona sul de Manaus. O espaço, que há quase 10 anos não recebia melhorias, é o primeiro revitalizado pelo Governo do Estado como parte do pacote de reformas, anunciado em abril deste ano pelo governador, dos sete parques urbanos do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

“Para mim, é uma emoção imensa saber que esse parque leva o nome da minha mãe, que viveu nessa comunidade, que abraçou muitas pessoas, que ajudou, que era uma comunitária que sabia fazer a paz aqui nesse ambiente, que abraçava todo mundo. Uma pessoa simples, religiosa e muito afável. Nós temos orgulho de ter nascido aqui, eu ainda moro aqui e, com certeza, só vou sair daqui para o cemitério, porque aqui é o meu lugar”, ressaltou o desembargador Yedo Simões.

Qualidade de vida – Durante a inauguração, a comunidade avaliou positivamente as melhorias executadas. “Aqui era só igarapé, era só mato, era um ambiente que não era viável aos familiares, aos jovens, às crianças que queriam brincar. Hoje nós temos, graças a Deus, um ambiente maravilhoso, o Governo do Estado fez a reconstrução de tudo isso e a comunidade só tem a ganhar”, considerou a professora Lígia Teixeira, que há mais e 20 anos mora na região.

Para os jovens e adolescentes, o espaço para a prática de esportes é um dos maiores benefícios. “A gente não imaginava. Há cinco anos, eu chegava aqui e tinha drogado, era cheio de buraco também, a gente se machucava bastante. Agora está bem melhor, tem o (campo) sintético, o lugar está muito mais agradável”, considerou o estudante Henrique Lello.

Inauguração e reformas dos Parques – O Governo do Estado iniciou, neste ano, a recuperação e revitalização dos sete Parques urbanos do Prosamim, localizados nas zonas sul e oeste de Manaus. O valor do investimento é de R$ 9,7 milhões. Os serviços executados na reforma dos parques são manutenção em áreas de lazer e ginástica, serviços de paisagismo (plantio de grama), microdrenagem, substituição de lixeiras, reforma das quadras de esporte, pinturas, recuperação dos bancos de concreto, demolição e remoção das construções irregulares, visando a regularização para emissão do título de propriedade.

Parque Dois Amigos – Neste ano o Governo do Estado também inaugurou o parque “Dois Amigos: Oscarino e Peteleco”, localizado no bairro da Cachoeirinha, entre a rua Duque de Caxias e o Parque Residencial Mestre Chico II, zona sul da cidade. O parque foi construído em uma área do leito do Igarapé Mestre Chico que se encontrava tomada pelo lixo, poluição e mau cheiro, há aproximadamente três décadas. O local foi equipado com redes de esgoto e de drenagem, área de lazer com gangorras para as crianças, iluminação em LED, meia quadra de basquete e academia ao ar livre.

O projeto recebeu investimento de R$ 2.044.973,69 milhões, sendo 70% dos recursos provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e 30% de contrapartida do Governo do Estado. Outras obras em parceria com o banco também serão executadas.


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *