You are currently viewing Azul inaugura vôos direto de Manaus para São Gabriel da Cachoeira

Azul inaugura vôos direto de Manaus para São Gabriel da Cachoeira

Iniciativa tem apoio do governo do Amazonas através de subsídio no ICMS do combustível de avião.

O governador Wilson Lima participou, nesta terça-feira (03/08), da inauguração do novo destino dos voos da Azul Linhas Aéreas no Amazonas. Trata-se do primeiro voo comercial da companhia cujo roteiro é Manaus/São Gabriel da Cachoeira/Manaus. A nova rota para o município, situado a 852 quilômetros da capital, faz parte do plano de expansão regional da companhia e se dá por meio de um acordo firmado entre a Azul e o Governo do Amazonas em junho deste ano.

Governador Wilson Lima na solenidade de inauguração dos vôos diretos: Manaus-São Gabriel da Cachoeira – AM.

“É um momento importante para a aviação do estado do Amazonas, mas um momento também muito importante para o interior, para garantir o direito fundamental do cidadão, que é o direito de ir e vir. A Azul está fazendo uma expansão histórica no estado do Amazonas, como nunca aconteceu”, frisou o governador.

O plano prevê a expansão de rotas para pelo menos oito municípios do interior e para outros estados e foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), com o apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

“O Estado do Amazonas está fazendo uma construção tributária de diminuição de ICMS sobre o combustível, o Governo Federal tem também dado suporte nesse sentido. O ministro do Turismo, Gilson Machado, é um grande entusiasta da ampliação dessas linhas, inclusive da ampliação e modernização da estrutura dos aeroportos. E aqui eu quero fazer esse agradecimento ao Ministério do Turismo, à Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), ao Governo Federal, ao presidente Jair Bolsonaro”, disse o governador.

Os voos com destino a Manaus serão cumpridos três vezes por semana com as aeronaves brasileiras da Embraer, que comportam 118 clientes, a partir do dia 3 de agosto de 2021. O serviço será realizado às terças, quintas e sábados, com saída de Manaus às 8h35 e chegada às 10h15 em São Gabriel da Cachoeira. O retorno para a capital amazonense acontecerá nos mesmos dias, partindo às 11h15, com chegada às 12h55 em Manaus.

O planejamento prevê o incremento de assentos para Parintins, reativação de Coari, Lábrea e Maués e novos voos em Barcelos, Apuí e Eirunepé.

“Nós vamos hoje para cinco cidades no Amazonas, incluindo a que estamos inaugurando hoje. Ontem iniciamos um voo para Parintins também e vamos seguir cada vez nessa integração do estado. Poucos lugares do mundo têm a chance de ter um voo de mais de 850 quilômetros, de mais de uma hora e meia sem sair do estado. Um estado grandioso merece uma integração que traga todas as regiões do estado mais próximas de Manaus, levando o desenvolvimento, facilitando o trânsito de pessoas, mercadorias, e nós estamos aqui para isso”, destacou o diretor de relações institucionais da Azul, Marcelo Bento.

Outras rotas – Coari, Lábrea e Maués, outros destinos atendidos pela Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, também terão suas operações reestabelecidas com Manaus em outubro; e a expectativa da empresa é oferecer melhores opções de horários e conectividade para esses voos.

O plano – O planejamento de expansão da companhia foi firmado por meio da Resolução nº 006/2021 para o biênio 2021/2022. Dentre outros dispositivos, a resolução delega ao Governo do Estado a renovação da concessão do benefício de redução da carga tributária, do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), sobre o combustível de aviação.

Como parte do acordo, a empresa Azul tem entre suas responsabilidades manter suas atuais operações no estado do Amazonas, com atuação nas cidades de Manaus, Tefé e Tabatinga; e conectar Manaus em voos diretos aos municípios de Santarém (PA), Belém (PA), Recife (PE), Boa Vista (RR), Porto Velho (RO) e Viracopos (SP).

 
Fotos.  Diego Peres – Secom


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe um comentário