Fluxo migratório é discutido em reunião do Seas

Foi realizada na noite de ontem (22/10), durante o V Encontro de Gestores Municipais do Suas (Sistema Único de Assistência Social), promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), a primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre o fluxo migratório dos venezuelanos nos municípios do Amazonas.

As secretárias Márcia Sahdo (titular) e Fernanda Ramos (executiva adjunta), explicaram que o objetivo do encontro foi ouvir os representantes dos municípios que apresentam essa demanda. As próximas ações serão a identificação dessa população a partir do mapeamento do seu perfil para verificação de sua faixa etária, nível de escolarização, número de crianças, mulheres, idosos e outros dados.

“A partir dessas informações, poderemos atuar com mais eficiência nessas demandas em articulação com as outras áreas.   A ideia é apoiar os municípios na elaboração dos seus planos de ação”, explicou Fernanda Ramos.

Participaram do encontro gestores e técnicos de Manaus, Itacoatiara e São Gabriel da Cachoeira. Representantes de alguns dos municípios que estão recebendo refugiados venezuelanos não puderam participar, mas a reunião foi importante para começar a articular algumas ações sobre essa questão.

A Seas vai encaminhar um ofício juntamente com um formulário para os gestores dos municípios, para que possam coletar informações que serão encaminhadas para a secretaria. Esses dados serão a base para que se comece a elaborar um diagnóstico sobre essa população para verificar como ela está se movimentando no estado.

“Os dados que temos hoje são quantitativos, mas precisamos de dados mais detalhados para fazer um diagnóstico. Para isso precisamos da colaboração dos municípios na coleta dessas informações, que serão sistematizadas e, a partir daí, o nosso trabalho de apoio poderá ser realizado”, sintetizou a secretária executiva adjunta.

Foto. Jander Souza / Seas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *