Governo leva cidadania às comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira

Esta é a terceira vez que o Estado leva serviços ao município

Desta segunda-feira (11/11) até o dia 19 de novembro, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), estará em comunidades de São Gabriel da Cachoeira (a 853 quilômetros da capital), com serviços de emissão de documentos básicos, como RG e certidões de nascimento.

A primeira comunidade a receber a ação será Tunuí, que abriga os povos Baniwa e terá atendimento até o próximo sábado (16/11). Em seguida, a iniciativa partirá para a comunidade de São Joaquim, onde ficará até o dia 19 de novembro para atender indígenas da etnia Koripako.

Para a titular da Sejusc, Caroline Braz, a oferta de documentação básica em comunidades garante também o acesso a direitos essenciais.

“O Governo, nesse ano, vem intensificando as ações nessas comunidades, em que o acesso à documentação é mais difícil. Essa aproximação é fundamental”, ressalta a titular da pasta. “Documentos como RG e certidão de nascimento garantem o acesso a serviços de saúde, educação, segurança e benefícios sociais”.

Indígenas
Esta é a terceira vez em 2019 que o Governo do Amazonas leva os serviços a São Gabriel da Cachoeira. Na última edição, realizada em agosto, mais de 6 mil indígenas foram atendidos.

Parcerias
Para oferecer o atendimento, o Estado também conta com o apoio da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), Exército Brasileiro, Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira, Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam).

“PAC em Movimento”
Com a proposta de descentralizar os serviços, o projeto já atendeu aproximadamente 44 mil pessoas entre janeiro e outubro de 2019. A iniciativa também alcançou indígenas de diversas localidades, em comunidades como Iauaretê e Pari Cachoeira, além de Novo Airão e a aldeia Moyaray, em Autazes.


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *