Internos do Centro Dagmar Feitosa realizam oficina de reciclagem

Na tarde desta quinta-feira (07/11), o Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizou uma oficina do projeto Educação Ambiental e Reciclagem de óleo de cozinha na produção de sabão com os adolescentes do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa.

Segundo a instrutora Danielle Portela, o projeto, que faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE), busca desenvolver a prática de reciclagem de óleo de cozinha na produção de sabão, visando a construção da percepção ambiental dos internos. Ela explica que o PCE disponibiliza bolsas para estudantes do Ensino Fundamental e Médio para o desenvolvimento de pesquisas científicas em escolas públicas.

“O projeto surgiu da necessidade de trabalharmos a educação ambiental na prática e, dentro do centro socioeducativo, contamos com dois internos que estão no terceiro ano do Ensino Médio. A participação deles foi fundamental, porque eles são interessados e participativos”, comenta a instrutora. “Os outros internos puderam participar da proposta durante a oficina e o resultado foi satisfatório”.

O diretor Antonio Juracy conta que, em 36 anos, é a primeira vez que o centro socioeducativo tem uma experiência vinculada a Fapeam e cumpre uma etapa que é a proposta inicial da unidade, a ressocialização.

“Nós concorremos em um edital da Fapeam e fomos contemplados para trabalhar questão da reciclagem”, destaca o diretor. “A metodologia visa o empoderamento do adolescente, o protagonismo, a emancipação dele e nós entendemos que ele se emancipa pelo viés da educação, porque, além de se qualificar numa experiência que pode oferecer uma renda, também se qualifica academicamente, porque ele passa a ter um currículo Lattes”.

Projeto 
As oficinas aconteceram durante dois dias, com a participação de 26 internos do Centro Socioeducativo Assistente Social Dagmar Feitosa.

O material produzido será utilizado na unidade de ressocialização.


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *