Prefeitura celebra professores com avanços na educação

No Dia do Professor, comemorado neste 15 de outubro, Manaus tem muito a comemorar pelas conquistas e os avanços alcançados na educação. “A principal delas é o bom resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. Graças ao comprometimento dos nossos professores com as metas traçadas por nossa gestão, saímos do 23º lugar para hoje estarmos entre as dez capitais com melhor desempenho. Por isso, só tenho a agradecer aos nossos educadores e expressar a grande admiração que tenho por essa profissão”, destaca o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.

Em reconhecimento à categoria, nos últimos anos, a Prefeitura de Manaus concedeu aos docentes do município reajustes salariais acima da média brasileira, ampliou as oportunidades de qualificação profissional, criou o “Programa de Tutoria Educacional”, realizou concurso público, além de efetivar investimentos acima do que é exigido pelo Ministério da Educação (MEC).

“O prefeito Arthur valoriza demais a nossa categoria. Mesmo nos anos mais difíceis da crise econômica brasileira, conseguiu manter em dia os pagamentos e reajustou os salários acima da inflação. Vários programas de qualificação profissional foram fortalecidos, isso demonstra o reconhecimento e gratidão que todos nós temos por esse tão importante profissional”, afirma titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed Manaus), professora Kátia Schweickardt.

Prova dessa dedicação é a professora da educação infantil, Ubiracilda Pereira Fernandes, que começou a exercer a profissão aos 59 anos, quando prestou o primeiro concurso, em 2012. Ubiracilda conta que começou a trabalhar fora de casa aos 50 anos, como auxiliar de serviços gerais, em uma escola da rede estadual. Segundo ela, o convívio com as crianças fez com que, aos 56 anos, decidisse prestar o vestibular de Pedagogia e isso mudou a sua vida.

“Sempre tive o sonho de ser professora, mas por alguns motivos fui impossibilitada de realizar essa vontade. Foi aos 50 anos que decidi mudar a minha vida. Hoje, sinto-me uma pessoa realizada, amo meus alunos, a alegria deles me renova todos os dias”, declarou a educadora, que atualmente leciona nos centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) Odete Puga e Dirson Costa, os dois no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus.

Formando para o sucesso

A dedicação de professores como Ubiracilda tem refletido no sucesso dos alunos em sala de aula e em competições educacionais nacionais e internacionais, principalmente nas áreas de Robótica, Ciências, Matemática. Foi o que aconteceu com os estudantes que representaram a rede municipal, em junho deste ano, na exposição científica Genyus Olympiad, em Nova York (EUA), com projetos de sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos.

O professor e coordenador dos estudantes cientistas da escola municipal Lucila Freitas, na Colônia Santo Antônio, zona Norte, Cláudio Vieira, considera um dom de exercer a profissão de educador. Para ele, a troca de conhecimento é gratificante. “Ser professor é viver todo dia um propósito de vida. Nossos projetos são sociais, vivemos sonhos. Não buscamos o reconhecimento da sociedade, nós estamos preocupados com o futuro dos nossos alunos”, conta emocionado.

Outra educadora da prefeitura apaixonada pelo ofício é a docente Keide Nara da Silva, que trabalha na área há mais de 20 anos, sendo seis dedicados à rede pública municipal. “Ser professor exige muito esforço, preparo, conhecimento, tempo e dedicação. Mesmo com todas as dificuldades, escolhi viver da educação. Não existe outra profissão capaz de marcar tanto a vida das pessoas. O professor pode ser lembrado por toda a vida, ele é capaz de transformar um aluno indisciplinado. Essa é a nossa recompensa”, diz a professora da escola municipal Professora Genilda Martins, que fica no Tancredo Neves, zona Leste.

Já a professora Solange Maquiné, da escola municipal Nazira Chama Daou, Educandos, zona Sul, é de uma família de educadoras, mas destaca que tudo que alcançou foi por meio dos estudos com o incentivo do pai, que não teve a mesma oportunidade quando mais jovem. A educadora sempre busca inovar nas aulas e utiliza todos os recursos tecnológicos para atrair a atenção dos alunos. “Os alunos de hoje nasceram na era tecnológica e trago isso para as aulas. Eu utilizo todos os recursos pedagógicos digitais disponíveis e isso tem motivado bastante as crianças”, afirma Solange.

Reconhecimento

O convívio diário e a dedicação de alguns professores fazem com que, para alguns alunos, eles fossem como membros da família, como conta Evelim Lopes, que estuda na escola municipal Paula Aliomar, na comunidade Tarumã – Açu, na área ribeirinha do rio Negro. “Eu não tenho pai e é deles [professores] que eu recebo incentivo, coisa que eu não tive em casa. Na escola encontrei tudo isso e é graças aos professores que pretendo continuar estudando. Eles me incentivam e dizem que posso alcançar tudo o que eu quiser, com dedicação e esforço, para proporcionar uma vida melhor para a minha família”, relata a adolescente, que está no 9° ano do ensino fundamental.

Educação em números

A Prefeitura de Manaus conta hoje com mais de 15,7 mil servidores atuando na educação municipal. Desses, 12,9 mil são professores que colaboram de forma fundamental na educação dos mais de 240 mil alunos matriculados nas 499 unidades da Semed Manaus. É a terceira maior rede de educação do Brasil e que conquistou um índice de aprovação de 93% dos alunos regularmente matriculados no ano passado. Em 2013, quando o prefeito Arthur Virgílio Neto assumiu a gestão do município, esse número era de 84%. Além disso, Manaus apresenta redução de mais de 70% no abandono escolar. Nos últimos 18 anos, de acordo com dados disponibilizados pelo MEC, a rede educacional de Manaus nunca obteve uma taxa de abandono tão baixa.


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *