Novo presidente do TCE será eleito nesta terça (15/10)

O pleno do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) elege nesta terça-feira (15/10), às 10h, antes da 35ª sessão ordinária, o novo presidente do TCE-AM, que administrará o órgão nos próximos dois anos.

Na sessão extraordinária serão eleitos, também novos vice-presidente, corregedor e ouvidor e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, segundo anunciou a conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos.

Na oportunidade serão definidos, ainda, os presidentes da Primeira e Segunda Câmara, colegiados que apreciam, em sua maioria, processos relativos às aposentadorias e convênios.

De acordo com a Lei Orgânica da Corte de Contas, a eleição ocorre com voto direto e secreto dos sete conselheiros que compõem o Tribunal. São considerados eleitos os conselheiros mais votados.
A posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 16 de dezembro, no Teatro Amazonas.

Sessão Ordinária tem 59 processos
Após a eleição, o colegiado do TCE apreciará 59 processos previstos na 35ª pauta ordinária. Serão julgados 15 prestações de Contas, 19 recursos de revisão e reconsideração, 18 representações e dois embargos de declaração, entre outros.

O ex-presidente da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, Pedro Carvalho; o ex-diretor-presidente da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), Lino Chíxaro, e o presidente da Câmara Municipal de Alvarães, vereador Maurício Cruz, estão em os gestores que terão as contas apreciadas na sessão.

Entre as representações que serão apreciadas está a ingressada pelo Ministério Público de Contas contra a Prefeitura de Canutama pela omissão na implantação de Política de Resíduos Sólidos na cidade.
A sessão extraordinária e ordinária acontece no plenário do TCE, no 2º andar do prédio anexo.

Texto: Camila Carvalho|Foto: Ana Cláudia Jatahy|Edição: Elvis Chaves


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *