Susam entrega cadeiras de rodas e de banho a pacientes do Centro de reabilitação

O Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) entregou, nesta sexta-feira (13/12), 11 cadeiras de rodas e cadeiras de banho para pessoas com deficiência, na Policlínica Codajás. Ao todo, já foram entregues 20 equipamentos dos 107 comprados com recurso do Ministério da Saúde (MS) neste mês.

“Essa é uma pequena ação, mas, para nós, é resultado de muito trabalho, é resultado de uma parceria com o Ministério da Saúde, que cofinancia toda a média e alta complexidade”, afirmou a secretária executiva de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital), Dayana Mejia de Souza.

A secretária da SEA-Capital ressaltou que o Governo do Amazonas, por meio da Susam, tem trabalhado para qualificar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. ”É um compromisso nosso, um compromisso do Governo do Estado, de fortalecer cada vez mais essas ações. Reabilitação, reinserção social, devolução de dignidade humana é prioridade deste governo”, disse Dayana.

De acordo com a fisioterapeuta Adriana Azevedo, as cadeiras são as primeiras demandas que estavam paradas por conta dos recursos federais. “Essas cadeiras são para pacientes do CER, portadores de necessidades, então precisa estar em tratamento de reabilitação”, explicou.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, destacou que a unidade de saúde prioriza dar dignidade aos pacientes que são acompanhados pelos profissionais. “É isso que é o SUS. Saúde é um direito de todos, e que possamos dar essa equidade a todos”, disse.

Um dos pacientes que recebeu a cadeira de rodas e de banho é Vitor Perdigão, de 93 anos. Segundo a sobrinha, Vanilda Perdigão, Vitor terá mais qualidade de vida.

“Eram muitas as dificuldades sem a cadeira. Primeiro, porque ele é cego, tem 93 anos e é epilético. Então, sempre ficávamos revezando os cuidados com ele em casa. Vai melhorar muito para ele e para a nossa família agora, porque a gente vai poder ir todos juntos para igreja, passear com ele, vamos todos juntos. Estou muito feliz e grata”, contou.

Fonte – Secom Am

Foto – Divulgação/Susam


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *