Governo realiza pagamento de indenizações a moradores do Prosamim

O Governo do Amazonas efetuou, nesta quarta-feira (11/12), o 5º e último pagamento de 2019 aos moradores das comunidades Walter Rayol e Bariri da Bacia do São Raimundo, Igarapé do Mestre Chico e do Quarenta. No total, foram disponibilizados R$ 2,3 milhões para 73 moradores, que receberam seus pagamentos (indenizações, bônus-moradia e auxílio-moradia) na sede da Superintendência de Habitação (Suhab), localizada na alameda Cosme Ferreira, 7600, bairro Coroado III, zona leste da capital.

Com essas indenizações, as famílias conseguirão comprar imóveis próprios, adquirir um novo lar em lugares seguros, longe de áreas de risco/ou próximos a margens de igarapés.

Foi o caso da autônoma Paula Tayana Nobre, que já vai passar o Natal no novo lar junto ao marido, os dois filhos e a enteada. “Foram muitos anos vividos próximo ao Centro, perto de tudo. Mas agora não vamos mais passar pelas enchentes, o que era um sufoco, fora o risco de pegar doenças causadas com a subida do rio e no período de chuvas”, afirmou Paula Nobre. A família de Paula comprou um imóvel no bairro Terra Nova, zona norte da cidade.

Com o último pagamento de indenizações de áreas de intervenções do Prosamim em 2019, o Governo do Estado totaliza  mais de R$ 10 milhões em recursos oriundos de financiamentos do Banco de Interamericano de Desenvolvimento (BID) e de recursos estaduais, beneficiando um total de 478 famílias.

As áreas desapropriadas darão lugar a obras de urbanização e soluções de trânsito na cidade e integram  intervenções promovidas pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Força-tarefa
Os pagamentos de indenizações nas áreas de intervenções do Prosamim tiveram celeridade no final de julho, com a formação da força-tarefa determinada pelo governador Wilson Lima para que as famílias fossem beneficiadas e as obras pudessem ser concluídas.

A equipe responsável é formada por profissionais de órgãos governamentais nas áreas de Serviço Social, Engenharia e Direito. Ao todo, são 29  profissionais que estão somando ao trabalho da Suhab, responsável pelos processos de desapropriações do Prosamim. A equipe é formada por servidores das secretarias de Assistência Social (Seas), Infraestrutura (Seinfra), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE),  Fundo de Promoção Social (FPS) e Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Segundo a diretora-presidente da Suhab, Keilla Cunha, esse quinto pagamento de indenizações simboliza o comprometimento do Governo com essas famílias, que  há anos aguardavam pelos benefícios. ”Finalizamos o ano de forma muito positiva, pois conseguimos destravar praticamente todas as frentes de intervenção do Prosamim e, principalmente, possibilitamos que essas famílias passem a viver em lugares dignos”, destacou Keilla.

Fonte – Secom Am

Foto – Divulgação


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *