111 casos de covid-19 no Amazonas e com transmissão comunitária

Ao divulgar os 111 casos já confirmados de Covid-19 no estado as autoridades de Saúde do Governo do Amazonas reforçaram o pedido de confinamento domiciliar à população amazonense. O alerta foi dado por Rosemary Pinto, diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas (FVS-AM), que explicou o comportamento do avanço da doença.

“Já contabilizamos 111 casos do novo coronavírus no Amazonas. Nas últimas 24 horas os testes confirmaram 30 novos casos do Covid-19 e estes pacientes não contrairam o vírus fora do estado. Isso nos diz que entramos na fase da transmissão comunitária do vírus e é necessário a população manter-se em casa pois estamos na curva ascendente da proliferação do vírus”, destacou Rosemary.

Entre a exposição de dados e tópicos do protocolo de prevenção e combate ao coronavírus a representante da FVS-AM amplificou o discurso pelo confinamento domiciliar citando o mapa geográfico do coronavírus na capital do Amazonas.

“Hoje (sábado) temos mais 121 casos em investigações na cidade. Por isso não podemos relaxar com o cuidado na higiene das mãos e sobretudo evitar o trânsito e aglomerações. Adrianópolis, Ponta Negra, Flores e Tarumã são os bairros onde temos o maior número de pessoas que testaram positivo para o Covid-19, que não evoluiram para sintomas graves e estão em quarentena. Evitarmos as ruas nos ajuda a evitar um provável colapso em nossa rede de atendimento de saúde”, argumentou a Diretora.

Rosemary Pinto também respondeu aos questionamentos da imprensa sobre possíveis casos do Covid-19 nos Povos Indígenas do Alto rio Solimões, região da tríplice e fronteira (Perú, Colômbia, Venezuela), onde um médico que atende àquela população testou positivo para o vírus.

“Não temos em nossos registros nenhum caso positivo de cidadão indígena com o Covid-19. Estes protocolos são gerenciados diretamente pelos Distritos de Saúde Indígenas (DSEIs) que respondem diretamente ao Ministério da Saúde (MS), portanto, o Governo do Amazonas ainda não recebeu notificação a respeito”, finalizou.

Fonte. Redação do portaldonorte.com
Foto. Reprodução Secom-AM


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *