Covid-19. Amazonas tem 151 casos confirmados

Nesta segunda-feira (30), o governo do Amazonas confirmou 151 casos positivos para o novo coronavírus no estado. A notícia foi divulgada pelas autoridades de saúde que apresentaram um acréscimo de 11 novos casos nas últimas 24 horas, como resultado dos exames do laboratório LACEN. O aumento de pessoas infectadas indica que o Covid-19 mantém o ritmo de disseminação do vírus, projeção que reforça o sinal da alerta para a necessidade do isolamento social da população amazonense.

Durante a entrevista coletiva on line o médico Rodrigo Tobias, Secretário de Estado da Saúde do Amazonas (Susam-AM) falou da estrutura da rede de atendimento aos pacientes graves e divulgou ações implementadas pelo governo no enfrentamento a pandemia.

“Neste momento, no Delphina Aziz temos 50 leitos de UTIs e estamos recebendo mais 10 leitos (respiradores) do Ministério da Saúde (MS). Podemos também ampliar 60 leitos e estamos transferindo mais 17 leitos para lá. Numa fase mais ampliada o Delphina pode suportar até 350 leitos de UTIs, esclareceu o secretário.

Rodrigo Tobias divulgou também outras ações de reforço ao atendimento dos pacientes do Covid-19 que possam agravar para o tratamento intensivo.
“O governo contratou hoje no Delphina 600 profissionais de saúde para dar suporte aos casos que necessitem de UTIs. Se necessário podemos construir no entorno do Delphina mais 200 leitos em hospitais de Campanha. Quanto ao interior foi liberado a primeira parcela no valor de R$23,4 milhões do FTI. As prefeituras devem ter como prioridade a aplicação destes recursos na área da saúde, como contratação de rh, compra de insumos e epis para a prevenção desta doença”, finalizou o Rodrigo Tobias.

O mapa dos 151 casos ampliou o alcance o Covid-19 no Amazonas, apresentando municípios que não tinham registro de infectados, conforme alertou Rosemary Pinto, Diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

“No LACEN temos 110 amostras em investigação. No município de Itacoatiara são 02 casos; em Sto Antonio do Içá, 01 casos; em Anori, 01 caso e em Novo Ayrão mais 01 caso. Aqui em Manaus temos 22 internações leitos clínicos, sendo 10 na rede privadas e 01 no Delphina aziz. Em UTIs são 04 pacientes no Delphina e 07 deles na rede privada, concluiu Rosemary.


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *