Governo retira câmaras frigoríficas dos hospitais

Governo retira câmaras frigoríficas dos hospitais

Levando em consideração a redução do número de internações nas unidades de saúde do Estado e a estabilização da curva epidemiológica dos casos de Covid-19 no Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) encerrou as atividades das tendas de triagem instaladas em hospitais da capital e determinou, nesta sexta-feira (19/06), a retirada das câmaras frigoríficas também instaladas nas unidades durante o pico da pandemia do novo coronavírus.

A medida da Secretaria de Saúde do Amazonas foi considerada tão emblemática e positiva que o noticiário televisivo Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão reportou a retirada dos containers frigoríficos dos hospitais de Manaus.

Foram instaladas câmaras frigoríficas nos HPS João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo; nos hospitais de referência Delphina Aziz e de Combate à Covid-19; e no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), para o acondicionamento de corpos de pacientes que vieram a óbito nessas unidades.

A secretária de Estado de Saúde, Simone Papaiz, explicou como a Susam analisou a manutenção e a retirada dessas estruturas das unidades, levando em consideração o plano de retomada gradual das atividades, iniciado no dia 1º de junho.

“Com base no plano que foi estabelecido, observamos durante os 18 dias posteriores ao início da reabertura gradual das atividades, em 1º de junho, o comportamento dos dados epidemiológicos e da curva de casos e mortes por Covid-19. Ao constatarmos que estes números têm apresentado queda, decidimos encerrar o funcionamento das tendas e iniciar a retirada das câmaras frigoríficas”, avaliou Simone.

Foto. Arthur Castro – Secom-AM


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta