Seped inicia atividades da Semana Down no Centro Cultural Povos da Amazônia

Muitas atividades divertidas e educativas marcaram o início da programação alusiva à semana comemorativa ao Dia Internacional da Síndrome de Down no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA). A ação faz parte da campanha ‘O amor não conta cromossomos’, da Secretaria dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Seped) e segue até sábado (23/03).

Desde às 9h, 25 pessoas assistidas pelo Abrigo Moacyr Alves (AMA) e pela Associação dos Deficientes Intelectuais do Amazonas (Adiam) participaram de atividades no CCPA, conheceram o Museu do Homem do Norte, bem como algumas tribos indígenas e seus costumes.

Crianças, jovens e adultos das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) puderam entender como acontece o Ritual da Tucandeira, da tribo Sateré-Mawé, realizado como iniciação, o rito de passagem dos meninos da tribo, da infância para a fase adulta. Atualmente, as mulheres da tribo também passam pelo rito.

A presidente da Adiam, Emília Aguiar, disse que a programação feita pela Seped foi uma grata surpresa. “Foi um passeio incrível, maravilhoso. Tenho certeza que vai ficar registrado na memória das crianças e dos pais. Muito gratificante estar aqui, hoje”, afirma.

Responsável pelo grupo do AMA, a profissional de Educação Física Vilma Fontão explicou que todas as atividades pensadas e executadas ao longo da manhã foram de grande valia para eles. “Foi de grande construção para eles e para a família. Eu, como profissional de Educação Física, o que eu mais quero é isso para qualquer criança, qualquer pessoa com deficiência tem que ter essa interação no esporte, na cultura. Isso é muito importante”, diz Vilma.

Circuitos psicomotores também fizeram parte da programação, encerrando a manhã com um piquenique na área externa do CCPA. Todas as atividades serão feitas com outras duas OSCs ainda na tarde de hoje.

Programação – A programação da campanha ‘O amor não conta cromossomos’, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, segue até a próxima quinta-feira (21/03), Dia Internacional da Síndrome de Dow. Na sexta (22/03), as atividades serão no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques. No sábado (23/03), acontecem palestras voltadas ao tema da Síndrome de Down no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam).

19 a 21 de março
Local: Centro Cultural Povos da Amazônia, Avenida Silves, n° 2222, Crespo
Horários:
9h às 10h – Espaço recreativo com atividades de pintura, oficinas de cocar de palha, ação da tucandeira;
10h às 10h30 – Atividades psicomotoras com circuito motor;
10h30 às 11h30 – Piquenique e atração musical;
12h às 14h – Intervalo;
14h às 15h – Espaço recreativo com atividades de pintura, oficinas de cocar de palha, ação da tucandeira;
15h às 15h30 – Atividades psicomotoras com circuito motor;
15h30 às 16h – Piquenique e atração musical;

22 de março
Local: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, Avenida Constantino Nery, ao lado da Arena da Amazônia
Horário: 18h às 23h
Ação: Encerramento da semana com a II Balada Flashdown – os passaportes para o evento podem ser adquiridos por meio dos telefone 99155-9845 (Helyvan) ou 99232-0653 (Val).

23 de março
Local: Auditório da Fieam – Avenida Joaquim Nabuco – Centro
Horário: 8h às 13h
Ação: Palestras sobre ‘Inclusão & Educação: Ressignificando estratégias do cotidiano escolar’ e ‘Como empoderar pessoas com deficiência’.

 

 

 

Fonte. Rosianne Couto – Ascom Seped
Foto. Zeca Barcellos – Ascom Seped


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *