Cantora Karine Aguiar grava DVD de Jungle Jazz no Teatro Amazonas

No próximo domingo, 8/12, a cantora amazonense Karine Aguiar realizará, com o apoio da Prefeitura de Manaus, a gravação de seu 1° DVD, no Teatro Amazonas, no Centro Histórico de Manaus, a partir das 18h. Com entrada gratuita, o concerto “Jungle Jazz: Uma Sinfonia Amazônica” terá regência de Marcelo de Jesus, arranjos do maestro italiano Antonio Giacometti e participações da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, do Coral Musikart e do grupo Pingo de Luz e Tambores da Floresta, de Maués.

A gravação do DVD seguirá a temática ambiental, envolvendo assuntos como a sustentabilidade, presentes desde o primeiro CD da artista. O concerto ”Jungle Jazz” apresenta um novo jeito de se fazer jazz, usando elementos da Amazônia como sotaque, narrativas e ritmos.

A gravação do DVD receberá, ainda, a participação dos músicos amazonenses Anderson Farias (piano), Hudson Alves (baixo acústico), Marcelo Figueiredo (violão) e Ygor Saunier (bateria amazônica), que ajudaram a criar o “Jungle Jazz”. No repertório, músicas como “Porto de Lenha”, de Aldisio Filgueiras e Zeca Torres; “Amazonas”, de Chico da Silva; “Lamento Caboclo”, de Nícolas Jr., e “Oração da Manhã”, original de Arthur Herzog Jr. em uma versão em português produzida por Karine Aguiar.

Karine Aguiar
Amazonense, Karine Aguiar é cantora, compositora e pesquisadora da musicalidade amazônica. A artista também é mestre em ciências do ambiente e sustentabilidade na Amazônia e doutoranda em Ecomusicologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o desenvolvimento de um projeto sobre música, cultura e meio ambiente no município de Maués (AM).

Na carreira musical, possui dois discos gravados em parceria com produtores norte-americanos e europeus “Arraial do Mundo” (2012) e “Organic” (2012). Em 2014, foi premiada em Paris como “Melhor CD de MPB” pelo Portail du Brésil em France. Já se apresentou em importantes palcos na Europa e nos Estados Unidos com o seu “Jungle Jazz”, estilo musical que combina ritmos amazônicos e jazz. No Amazonas, trabalhou como solista de importantes orquestras como a Orquestra de Violões do Amazonas, Big Manaus Band, Orquestra Vozes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e venceu diversos festivais de música, como o Fecani, em 2011.

Maestro Antonio Giacometti
Antonio Giacometti nasceu em Brescia (Itália), em 1957. É formado em literatura clássica e em composição no Conservatório de Música de Milão. Desde 1984 trabalha como educador musical, deixando importantes contribuições a partir de palestras em congressos nacionais e internacionais e artigos em revistas especializadas.

A gravação do DVD conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, governo do Amazonas e Saunier Music Produções.

Fotos. Divulgação


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *