A mensagem em vídeo do ministro da Saúde, Luiz Mandetta, confirmando que o estado do Amazonas receberá até domingo (17/3), um milhão de doses da vacina contra o vírus da Influenza A e a divulgação nesta sexta-feira (15/3) do boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), atualizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmando 106 casos de H1N1 e 26 óbitos no estado ajudaram a definir o dia 20 de março como a data inicial para a vacinação dos grupos prioritários no Amazonas.
A reativação da campanha de imunização contra o Influenza na próxima quarta-feira é uma resposta das secretarias de Saúde de Manaus (Semsa) e do estado (Susam) para proteger e estimular a prevenção e comportamento alerta em mais de um milhão de amazonenses avaliados como público-prioritários que estão expostos ao vírus que de acordo com os dados do boletim da FVS-AM emitido neste dia (15/3), circula ativo e fazendo vítimas no estado.
Rede da Capital
Em Manaus a rede municipal está com sua estrutura preparada para iniciar a campanha, reafirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. “Já estamos com nosso planejamento definido, com nosso pessoal treinado. A partir da chegada das vacinas, colocaremos em ação nossa logística, que também está preparada para fazer a distribuição das doses para as 183 salas de vacina do município. No decorrer da semana, vamos anunciar a data de início da campanha e a de realização do ‘Dia D’, assegurou o titular da Semsa.
Casa Militar
De acordo com o Vice-governador e secretário de Saúde do estado do Amazonas, Carlos Almeida, a vacinação do público-alvo que reside no interior do Amazonas deve começar pelo Região Metropolitana de Manaus, onde o acesso mesmo pelos rios, é menos demorado.
“Conforme os outros municípios forem recebendo, eles irão iniciando suas campanhas no decorrer da semana. Temos logítica diferente para cada região, por isso a decisão de não iniciar simultaneamente”, disse o secretário. Carlos Almeida deve solicitar apoio logístico das Forças Armadas para fazer chegar as vacinas de forma menos demorada aos municípios mais distantes.
A operação no interior deverá contar, ainda, com a participação da Casa Militar do Governo do Amazonas. “Em situações normais de campanha é o próprio município que retira as vacinas e abastece suas salas de vacinação, mas, nesta campanha em especial, o Governo vai se encarregar de fazer com que as doses cheguem as localidades mais isoladas, principalmente as mais afetadas pela enchente dos rios”, disse Almeida.
FVS confirma casos e óbitos
A edição nº 9/2019 do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, atualizada na tarde desta sexta-feira (15/03) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), registra 586 casos notificados e 106 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 92 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).
São 26 óbitos por H1N1 no Estado, sendo 21 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins, um em Itacoatiara e um em Japurá. Ainda segundo o boletim, são seis óbitos confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.
Em relação aos pacientes que evoluíram para óbitos, dos 33 ocorridos neste período entre fevereiro e março, 72% faziam parte de grupo de risco mais vulnerável para formas graves, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.
Mensagem ao Amazonas
Em vídeo gravado na quinta-feira (14/3) para sua rede social o presidente Jair Bolsonaro (PSL), acompanhado dos Ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e da Saúde, Luiz Mandetta (DEM) confirmou o envio de um milhão de doses da vacina contra o vírus da Influenza A ao estado do Amazonas. Bolsonaro ainda comentou que na segunda-feira (18/8) ‘infelizmente’ não estaria no Brasil mas em viagem diplomática aos Estados Unidos da América. O titular da Saúde agradeceu ao Instituto Butantã e outras instituições envolvidas na produção das vacinas e no processo logístico do envio das doses ao Amazonas e projetou a chegada do carregamento para o dia de domingo (17/3) e que possivelmente a vacinação poderia começar na segunda-feira, data a qual se referiu o presidente.
Link: https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/633553883732832/ (TC: 06’09” – 08’31”)
Fonte. Da Redação portaldonorte.com
Foto. Semcom