Amazonas inicia vacinação contra H1N1 nesta quarta (20/3)

A mensagem em vídeo do ministro da Saúde, Luiz Mandetta, confirmando que o estado do Amazonas receberá até domingo (17/3), um milhão de doses da vacina contra o vírus da Influenza A e a divulgação nesta sexta-feira (15/3) do boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), atualizado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmando  106 casos de H1N1 e 26 óbitos no estado ajudaram a definir o dia 20 de março como a data inicial para a vacinação dos grupos prioritários no Amazonas.

A reativação da campanha de imunização contra o Influenza na próxima quarta-feira é uma resposta das secretarias de Saúde de Manaus (Semsa) e do estado (Susam) para proteger e estimular a prevenção e comportamento alerta em mais de um milhão de amazonenses avaliados como público-prioritários que estão expostos ao vírus que de acordo com os dados do boletim da FVS-AM emitido neste dia (15/3), circula ativo e fazendo vítimas no estado.

Rede da Capital

Em Manaus a rede municipal está com sua estrutura preparada para iniciar a campanha, reafirmou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi. “Já estamos com nosso planejamento definido, com nosso pessoal treinado. A partir da chegada das vacinas, colocaremos em ação nossa logística, que também está preparada para fazer a distribuição das doses para as 183 salas de vacina do município. No decorrer da semana, vamos anunciar a data de início da campanha e a de realização do ‘Dia D’, assegurou o titular da Semsa.

Casa Militar

De acordo com o Vice-governador e secretário de Saúde do estado do Amazonas, Carlos Almeida, a vacinação do público-alvo que reside no interior do Amazonas deve começar pelo Região Metropolitana de Manaus, onde o acesso mesmo pelos rios, é menos demorado.

“Conforme os outros municípios forem recebendo, eles irão iniciando suas campanhas no decorrer da semana. Temos logítica diferente para cada região, por isso a decisão de não iniciar simultaneamente”, disse o secretário. Carlos Almeida deve solicitar apoio logístico das Forças Armadas para fazer chegar as vacinas de forma menos demorada aos municípios mais distantes.

A operação no interior deverá contar, ainda, com a participação da Casa Militar do Governo do Amazonas. “Em situações normais de campanha é o próprio município que retira as vacinas e abastece suas salas de vacinação, mas, nesta campanha em especial, o Governo vai se encarregar de fazer com que as doses cheguem as localidades mais isoladas, principalmente as mais afetadas pela enchente dos rios”, disse Almeida.

FVS confirma casos e óbitos

A edição nº 9/2019 do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, atualizada na tarde desta sexta-feira (15/03) pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), registra 586 casos notificados e 106 positivos para o Vírus da Influenza A (H1N1) e 92 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

São 26 óbitos por H1N1 no Estado, sendo 21 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins, um em Itacoatiara e um em Japurá. Ainda segundo o boletim, são seis óbitos confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

Em relação aos pacientes que evoluíram para óbitos, dos 33 ocorridos neste período entre fevereiro e março, 72% faziam parte de grupo de risco mais vulnerável para formas graves, com destaque para crianças menores de cinco anos, idosos, pessoas com diabetes, pneumopatas, pessoas com obesidade e neuropatas.

Mensagem ao Amazonas

Em vídeo gravado na quinta-feira (14/3) para sua rede social o presidente Jair Bolsonaro (PSL), acompanhado dos Ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e da Saúde, Luiz Mandetta (DEM) confirmou o envio de um milhão de doses da vacina contra o vírus da Influenza A ao estado do Amazonas. Bolsonaro ainda comentou que na segunda-feira (18/8) ‘infelizmente’ não estaria no Brasil mas em viagem diplomática aos Estados Unidos da América. O titular da Saúde agradeceu ao Instituto Butantã e outras instituições envolvidas na produção das vacinas e no processo logístico do envio das doses ao Amazonas e projetou a chegada do carregamento para o dia de domingo (17/3) e que possivelmente a vacinação poderia começar na segunda-feira, data a qual se referiu o presidente.

 

Link: https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/633553883732832/ (TC: 06’09” – 08’31”)

 

 

 

Fonte. Da Redação portaldonorte.com
Foto. Semcom


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *