Amazonas inicia vacinação contra o H1N1

As autoridades das secretarias de Saúde de Manaus e do Amazonas iniciaram de forma simultânea, nesta quarta-feira (20), a campanha de imunização da população amazonense contra o vírus Influenza A (H1N1), em 34 municípios do estado.

A mobilização começou ás 09h da manhã no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da capital e em outras 183 salas de vacinação espalhadas pela cidade, das quais 153 são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A meta da Semsa é vacinar 90% do público-alvo de Manaus, que é de 455.083 pessoas dos grupos prioritários, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Vinte UBS funcionarão com horário diferenciado em todas as zonas da cidade, de 7h às 21h, até as sextas-feiras e aos sábados, de 8h às 12h.

Em todo o Estado, haverá 1.535 salas de imunização. A distribuição das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde foi executada de forma conjunta entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus cujo objetivo é cobrir a população com os 1 milhão de doses.

Circulação do vírus

De acordo com a última edição do Boletim Epidemiológico da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado do Amazonas, atualizada na última sexta-feira (15/03) pela FVS, foram notificados 586 casos, sendo 106 positivos para H1N1 e 92 para Vírus Sincicial Respiratório (SRV).

Vinte e seis casos evoluíram para óbito por H1N1, sendo 21 em Manaus, dois em Manacapuru, um em Parintins, um em Itacoatiara e um em Japurá. Ainda segundo o boletim, foram seis óbitos confirmados por Vírus Sincicial Respiratório, sendo cinco de Manaus e um de Borba, além de um óbito em Manaus por Parainfluenza tipo 3.

Estiveram juntos no lançamento da campanha de vacinação contra o vírus Influenza A, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o vice-governador e secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida Filho, o secretário Nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, e o secretário de Saúde da capital, Marcelo Magaldi.

 

 

Fonte. Wilson Reis – Ascom Semsa
Foto. Alex Pazuello – Semcom


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *