AVAtRJ conquista ‘nova casa’ pensando no Pan Master 2020

AVAtRJ conquista ‘nova casa’ pensando no Pan Master 2020

A realização na cidade do Rio de Janeiro dos Jogos Pan Americanos Master 2020, considerado o maior evento de master das Américas está estimulando o fôlego dos atletas veteranos do atletismo carioca. A proximidade do evento fortaleceu a Associação dos Veteranos de Atletismo do Estado do Rio de Janeiro (AVAtRJ) que conquistou ótima parceria neste mês de março através de um acordo com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, cujo objetivo é otimizar o planejamento dos ciclos de treinos e a performance dos atletas na temporada 2019, até a chegada do evento.

O Termo de Parceria assinado no dia 19/3, entre o presidente da Associação, professor José Luiz de Souza e os gestores da Vila Olímpica Professor Manoel Tubino (Mato Alto), o administrador Gabriel Pequeno e o diretor técnico Hugo Almeida, representa sim uma conquista política para a modalidade. O acesso ao aparelho público de forma institucional é um reconhecimento ao trabalho das várias gerações de desportistas vencedores que ao longo dos anos dinamizam o ambiente dos atletas masters e preservam a memória do esporte de pista, campo e corridas de rua, na cidade.

O documento é uma mapa que projeta e estabelece as regras e contrapartidas entre os parceiros no usufruto do espaço físico da Manoel Tubino e respectivos resultados esperados. A agenda de trânsito dos atletas na Vila será coordenada pelo professor de Educação Física Eduardo Mocarzel, que também responde pelo treinando das equipes de atletismo no Mato Alto, bem como a promoção das atividades nos seguimentos master.

O cronograma de execução do Projeto ficou estabelecido, de comum acordo entre as partes, as seguintes conformidades: Manter aberta a pista de atletismo ao público gratuitamente de terça-feira a sexta feira para fins de treinamentos dirigido, no período manhã e tarde; Realizar clinicas e competições de atletismo abertas ao público com apoio técnico da AVAtRJ; Identificação imediata dos associados da AVAtRJ quando no momento do acesso da Vila, entre outros.

A AVAtRJ é uma referência de ativismo e defesa do atletismo e seus ícones no estado. A iniciativa de preparar sua comunidade da melhor forma possível para vivenciar o Pan Master 2020 é um legado dos Jogos Olímpicos RIO 2016. Desde então a Associação tem se desdobrado em articulações na busca de apoio para manter sua pauta, e tem conseguido, como neste caso. Em 2018 realizou com sucesso a competição em homenagem ao decano do atletismo no Rio, professor Genaro Simões. E com o acesso à Vila do Mato Alto, haverá de preparar alguns atletas master para atuarem bem no importante Pan Master 2020.

Os números da competição devem impactar positivamente a economia do município carioca. A projeção de público direto pode alcançar 20 mil pessoas. Estima-se 10 mil atletas e mais 10 mil acompanhantes durante os dias de competições de todas as modalidades. R$150 milhões é o valor previsto para circular na cidade.

Localizada em Lausanne, na Suíça, a International Master Games Association (IMGA), é entidade gestora do Esporte Master no mundo. O Jogos Pan Americano Master serão realizados no período de 04 a 13 de setembro de 2020, em sua maior parte nos equipamentos que sediaram os Jogos Olímpicos Rio 2016, dando acesso ao cidadão comum às arenas onde ídolos do esporte mundial conquistaram medalhas olímpicas. Isso acontece em função do conceito “Esporte Para Todos”, que norteia o movimento master mundial liderado pela IMGA, onde não se pode exigir índice para participar das suas competições esportivas. Estão previstas 26 modalidades esportivas, em competições nas regiões da Barra da Tijuca, Copacabana, Maracanã e Deodoro.

Fonte. Robson Maia – Eng2 Filmes e Comunicação
Foto. Arquivo – portaldonorte.com


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta