SEC oferece circuito cultural gratuito neste fim de semana

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) oferece um circuito com diversos eventos culturais gratuitos neste fim de semana. Na programação tem show musical, espetáculos de teatro e dança, concerto, feira de troca de livros, entre outros. Confira as dicas e aproveite o fim de semana sem pagar nada.

Nesta sexta-feira (29/03), às 20h, no Teatro Amazonas, o grupo de choro Piolho de Cobra realiza o “2° Sarau de Chorinhos Brasileiros”, em homenagem ao maestro Jeremias Dutra, o mestre Jerê. O grupo – formado por Wanderlan Paulino (cavaquinho e violão), Armando de Paula (vocal), Celestina Maria (vocal), Fausto Sampaio (pandeiro), Elson Arcos (solista e produtor), Adailson Cunha (instrumentista) e Beto (Sete Cordas) – vai receber Rosejane Farias (vocal) e Raimundinho (bandolim) para um show com repertório composto só por músicas do “mestre do choro”. Entrada gratuita e classificação livre.

Sábado (30/3) – No sábado, a partir das 15h, na Biblioteca Pública do Amazonas (rua Barroso, 57, Centro), o escritor amazonense Jan Santos lançará o livro “O dia em que enterrei Miguel Arcanjo e outros contos de fadas”. A obra, terceira do autor, explora elementos do folclore amazônico e de outras culturas, celebrando a natureza do mito de contos atmosféricos. A versão impressa conta com ilustrações do amazonense Rafael Rodrigues, com recursos de descrição de imagens para leitores com deficiência visual. O acesso é gratuito.

Ainda no sábado, às 18h, na Casa das Artes, o ilustrador Geovan Motter vai palestrar sobre o personagem Totó, criado por ele. A entrada é gratuita.

À noite, a partir das 20h, a companhia de teatro Apareceu a Margarida apresentará o espetáculo de comédia “Ambrozhya e o Phantasma da Arte”, baseado na obra de Sérgio Cardoso, no palco do Teatro Amazonas. A montagem, que tem direção cênica de Douglas Rodrigues, conta a história de uma família que vive numa cidade abandonada após uma crise e que tenta sobreviver financeiramente por meio da promoção de espetáculos artísticos. A entrada também é gratuita e a classificação indicativa é a partir de 16 anos.

Domingo (31/3) – No domingo, a programação começará às 9h, com a tradicional Feira de Trocas de Livros e Gibis, que chega a sua 29ª edição na Biblioteca Pública. No evento, que vai até 13h, o visitante pode levar um livro, uma História em Quadrinhos (HQ) em bom estado de conservação e conseguir um cupom para troca. Os participantes também podem fazer uma visita guiada e conhecer a história e arquitetura do espaço. A entrada é gratuita.

Durante a feira, com o apoio do Departamento de Literatura da SEC, por meio do Programa Mania de Ler, serão realizadas outras atividades para toda a família. Das 9h30 às 10h20, personagens caracterizados vão encenar o conto infantil “A Princesa e o Sapo”. Em seguida, das 10h30 às 11h20, haverá uma roda de leitura de clássicos da literatura infantil, com as obras “O Pescador e o Rei” e “O Jabuti e a Onça”. Finalizando a programação, às 11h30, o espaço terá uma oficina para produção de fanzine (publicação não profissional e não oficial, confeccionada pelo próprio autor). Para participar, basta comparecer ao local. A classificação é livre.

Enquanto isso, no Teatro Amazonas, às 11h, acontecerá mais uma edição do projeto “Concertos para a Juventude”, com a Amazonas Filarmônica. Sob a regência do maestro Otávio Simões, a orquestra apresentará um programa que contará com a abertura da ópera “O Barbeiro de Sevilha” (Rossini); abertura do “Festival Acadêmico”, op. 80, de Brahms; Inverno, de “As Quatro Estações” – 1º movimento (solo: Nikolay Mutafchiev), de Vivaldi; abertura da ópera “Carmen”, de Bizet; excerto da “Abertura-fantasia Romeu & Julieta”, de Tchaikovsky; “Stars and Stripes Forever”, de John Philip Sousa; e “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso. A entrada é gratuita.

Ainda no Teatro Amazonas, às 19h, tem a estreia do espetáculo de dança “Mensageiros de Francisco”, em comemoração aos 18 anos do Balé Folclórico do Amazonas. A entrada é gratuita.  O espetáculo, encenado pelos 24 bailarinos da companhia, retrata como a religiosidade dos ribeirinhos e a relação com o santo interferem na pesca, nas ações das mulheres e na vida das crianças do local. O repertório com canções do grupo Raízes Caboclas.

 

Fonte. Ascom SEC
Foto. Michael Dantas – Ascom  SEC


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *