Prefeitura de Manaus investe no sistema viário e dá início as obras de duas passagens subterrâneas 

O trânsito de Manaus vai ganhar novas duas passagens subterrâneas . A partir desta terça-feira, 09, iniciam as obras de construção das duas passagens subterrâneas na avenida Constantino Nery, com a finalidade melhorar o fluxo de veículos e pedestres no trecho entre as ruas João Valério e Pará, zona Centro Sul. O anúncio oficial foi realizado hoje (08/4) pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, às 9h, em área onde as obras de melhoramento do sistema viário da cidade irão ser realizadas.
De acordo com o projeto, o sistema viário ocupa uma área de 35 mil metros quadrados e está orçado em 64,38 milhões, obtidos em operação de crédito com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, com repasse de recursos a Prefeitura de Manaus por meio do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU). Com o prazo de 15 meses para ser entregue à população, os serviços serão executados pelo Consórcio Manaus, formado pelas empresas JNasser Engenharia Ltda e a construtora Soma Ltda.
”Uma obra que vai revolucionar a paisagem urbana da cidade, vai ser útil para o trânsito, uma obra cara que só não fiz antes porque peguei uma Prefeitura falida, que não tinha recursos.Realizamos a gestão buscando o equilíbrio nas contas da Prefeitura, e hoje podemos dizer que temos dinheiro para investir em dragagem de igarapés, construção de pontes, recapeamento de ruas nos bairros e investir em dois grandes complexos viários como a Rotatória do Manôa e, esse aqui, da avenida Constantino Nery. São obras que duram um certo tempo, mas nós estamos com dinheiro no caixa para pagar, e podemos entregar essa obra antes do  previsto”, afirma o Prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.
”Aproximadamente, 11 mil veículos trafegam na região em horário de pico, incluindo manhã e tarde. Com as novas passagens subterrâneas na rua Pará e João Valério, o fluxo de veículos passará a ter uma melhoria na área. Durante esse período, os agentes de trânsito trabalharão no local para orientar a população sobre as mudanças”, afirma o Secretário de Engenharia e Fiscalização de Transito (Manaustrans), Franklin Jana Pinto.
O Projeto     
Conforme o projeto da Prefeitura, uma nova pista irá interligar a rua João Valério, no sentido Leste-Oeste com a avenida São Jorge, passando debaixo da avenida Constantino Nery. A segunda intervenção sob a Constantino Nery receberá o trânsito no sentido Oeste-Leste, interligando a rua Pará com a avenida São Jorge. As duas passagens subterrâneas desativarão sete semáforos que antes controlavam o tráfego de veículos nos dois cruzamentos, dando mais segurança aos motoristas e pedestres, além de garantir agilidade e fluidez ao transito.
A primeira fase da obra consiste na cravação das estacas que formarão os muros das passagens subterrâneas, em paralelo a confecção das estruturas pré- moldadas em concreto na avenida Constantino Nery. Os trabalhos serão similares nas ruas João Valério e Pará, nas respectivas ordens. Mais de 100 trabalhadores das empresas ganhadoras do certame estarão trabalhando no local.
Além das passagens subterrâneas na avenida Constantino Nery, outras obras estão sendo organizadas pela gestão municipal dentro de um pacote que visa presentear a cidade pelos seus 350 anos, com intervenções em diversas áreas. Muitas obras serão custeadas com recursos do próprio Tesouro Municipal, outras, via operações de crédito com instituições financeiras e outras que são oriundas de emendas parlamentares.
Acidente
No momento da chegada do prefeito Artur Neto e a primeira dama do município, Elizabet Valeiko, o moto-taxista, Felipe de Souza, a serviço da empresa Agro Rio, ao ultrapassar com a moto placa OAI – 1112, o semáforo na cor vermelha no cruzamento da avenida Constantino Nery e rua João Valério, atropelou e feriu o repórter fotográfico, Alex Pazuello, da Secretaria Municipal de Comunicação – Semcom. Em cerca de 20 minutos do ocorrido, duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 chegaram ao local para prestar os primeiros socorros. Os dois envolvidos no acidentes foram levados aos hospitais públicos de saúde, sendo medicados e, posteriormente, liberados. Ambos não correm risco de morte.
Fonte. portaldonorte.com
Fotos: Newton Monteiro

Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *