SEC lança aplicativo para audiodescrição no Festival Amazonas de Ópera

O 22º Festival Amazonas de Ópera 2019 traz uma ferramenta tecnológica como novidade e serviço de inclusão: um aplicativo voltado para a audiodescrição dos espetáculos no Teatro Amazonas.

O ADCultura.AM está inicialmente disponível para sistema operacional Android e, em breve, também será disponibilizado para IOS.

O secretário estadual de Cultura, Marcos Apolo Muniz, reforça o empenho da secretaria em aprimorar as ferramentas de acessibilidade. “Procuramos sempre melhorar e ampliar os serviços voltados à inclusão da pessoa com deficiência, tornando a cultura acessível a todos os públicos”, afirma.

Direcionado a pessoas com deficiência visual ou baixa visão, o ADCultura.AM poderá ser utilizado da seguinte forma: antes de iniciar o espetáculo, o usuário deverá procurar o atendimento à pessoa com deficiência, no Teatro Amazonas, para instalação da ferramenta no dispositivo móvel (inicialmente, o app não está disponível nas lojas de aplicativos, só podendo ser instalado de forma presencial). O ADCultura.AM poderá ser utilizado após o usuário se conectar à rede local do Teatro Amazonas. É recomendável o uso de fones de ouvido.

A assessora de Inclusão da SEC, Sheila Campos, destaca que, além de se tratar de uma tecnologia mais atualizada, o aplicativo resultará em economia com pilhas e manutenção dos rádios de audiodescrição, além de não limitar o número de pessoas atendidas por espetáculo à quantidade de equipamentos disponíveis no Teatro Amazonas, que hoje é de 27.

“Qualquer pessoa com um celular poderá fazer uso dessa tecnologia, que vem somar às ações que a secretaria desenvolve nos seus espaços, como acessibilidade para cadeira de rodas e intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais)”, pontua.

Os ingressos para o FAO 2019 já estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e pelo site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com/teatroamazonas), com valores que vão de R$ 2,50 a R$ 60.

Fonte. Ascom SEC

Avatar

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *