You are currently viewing Faculdade Boas Novas debate sobre desafios do mercado da comunicação em Manaus

Faculdade Boas Novas debate sobre desafios do mercado da comunicação em Manaus

Profissionais amazonenses, acadêmicos e pesquisadores discutiram sobre a transformação digital, o papel decisivo das novas mídias e a readequação dos comunicólogos

Promover a comunicação social profissional hoje em dia envolve ter uma mentalidade múltipla: entender de negócios, ter apetite pelas descobertas digitais em computação e encarar as crises de mercado frente ao enxugamento dos nichos tradicionais.

Esses foram alguns dos assuntos debatidos no Simpósio de Pós-Graduação da Faculdade Boas Novas (FBN), ocorrido no dia (17/5), na sede da instituição, localizada na Av. Rodrigo Otávio – japiim, zona sul de Manaus.

Jornalistas, publicitários, relações públicas e acadêmicos, trocaram experiências teóricas e práticas e estreitaram perspectivas da profissão no futuro. Uma das palestrantes, a assessora de imprensa Sídia Ambrósio, definiu que mais do que nunca, o comunicador tem a chance de democratizar as informações corretas para o desenvolvimento da sociedade.

“Na era digital das tecnologias, o fomento à inovação e sustentabilidade traz soluções rápidas aos problemas sociais. O comunicador, disseminando e cobrando isso, promove inclusão social. Esse é o papel da imprensa, em geral, mas também corporações empresariais. Trazer soluções disruptivas ao conhecimento público é o enfoque”, comentou.

Dessa forma, o aprofundamento técnico-científico desse profissional é essencial para a adequação ao mercado. Frases como “aprender programação básica será como aprender informática básica nos próximos anos” complementaram a tônica do encontro.

A idealizadora, Amanda Mota, que é professora do curso de Assessoria de Imprensa e Mídias Digitais e assessora da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), explicou que o simpósio fez parte do trabalho final de um dos módulos, embora também no intuito de equalizar a relação profissional com as novas mídias.

“Tem a ver com a preparação para lidar com a interdisplinaridade, os desafios enquanto mediadores formais da comunicação. Lidar com um mercado tão exigente e multimídia, sem esquecer do ‘lado humano’ das coisas”, enfatizou.

Outra palestrante, Ana Clarissa Cavalcante, ressaltou que entender como gerir um negócio também se tornou intrínseco a essa área de atuação. “Quando a empresa vai mal, qual o primeiro setor que é pensado para cortar? Geralmente, a comunicação. É aí que você tem que mostrar ao seu chefe o quanto de dinheiro ele vai perder se te demitir”, detalhou.

Ao todo, cerca de 80 pessoas atenderam ao encontro, com sorteios e brindes ao longo do evento, e uma rodada de perguntas e respostas fechou a noite com os palestrantes convidados.

 

 

 

Foto.  Priscyla Curi


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe um comentário