Fundo Manaus Solidária realiza I Seminário de Prestação de Contas no TCE-AM

Fundo Manaus Solidária realiza I Seminário de Prestação de Contas no TCE-AM

Seminário de Prestação de Contas de Transferências Voluntárias em parceria com o Ministério Público de Contas (MPC) e o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), reuniu diversas instituições que participaram de uma agenda voltada à orientação para o acesso e gestão de recursos públicos na aplicação de ações sociais. O evento foi a primeira ação resultante do Termo de Cooperação Técnica assinado pelas presidentes do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, e conselheira Yara Lins dos Santos, presidenta do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Ao longo do dia foi executada uma programação com objetivo de orientar, pedagogicamente, as 32 instituições com projetos aprovados por meio do Edital de Chamamento Público do Fundo Manaus Solidária.

“Hoje nós estamos aqui no Seminário para dar apoio às instituições contempladas em nosso Edital para que elas tenham acesso tanto aos recursos municipais, federais, estaduais, como aos bancos privados. Estamos nos propondo em ajudar para que amanhã estas instituições possam caminhar sozinhas”, projetou Valeiko.

Aproximação da sociedade. Assim avaliou o Procurador Geral do Tribunal de Contas, João Antonio Barroso, a realização do Seminário direcionado a orientar aos atores sociais que recebem recursos públicos em atendendimento ao público carente.

“O Tribunal e o Ministério Público de Contas tem uma função fiscalizatória de punir e de sancionar a má gestão de recursos públicos, mas a frente disso os dois órgãos também tem uma função pedagógica, de ensinar como fazer. E essa é a ideia desse Seminário, ensinar as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que recebem recursos do Manaus Solidária, a prestar contas para o Tribunal. Esse é o principal objetivo desse Seminário”, esclareceu o Procurador.

Uma iniciativa fortalecedora, a participação no Seminário. No entendimento da assistente social Raquel Barbosa, representante de uma das 32 instituições presentes. Gestora no Felippo Smaldone, instituição com longa atuação em Manaus, ela reconheceu a importância da atualização do Terceiro Setor acerca das legislações que ordenam a administração dos recursos públicos quando estes são terceirizados para quaisquer que sejam as finalidades.

“Hoje (2019) o Instituto Felippo Ismaldone faz trinta e cinco anos então todos os conhecimentos que trazem benefícios ao oferecimento das atividades, das oficinas, das promoções e dos serviços, são benéficos para a gente permanecer e continuar. É de extrema importância porque o Instituto tem concorrido em muitos editais e necessita desse apoio, dessa instrução, do conhecimento para a gente permanecer trabalhando e oferecer o melhor aos surdos e crianças e jovens e adolescentes que são atendidos pela nossa instituição”, agradeceu a assistente social.

Lucro Social. Para a presidenta do TCE, Yara Lins dos Santos, o Termo de Cooperação que gerou a realização do Seminário produz um efetivo benefícios à sociedade amazonense pois melhora a gestão e prestação de contas da aplicação de recursos públicos.

“O Tribunal vai ter a função pedagógica de orientar todas as pessoas (jurídicas) que são beneficiadas com as transferências voluntárias e isso só tem a ganhar as prestações (de contas) porque vão sair corretamente e a sociedade assim ganha”, esclareceu a conselheira.

Transparência, este é o resultado produzido pela parceria entre o Fundo Manaus Solidária e TCE-AM, segundo a primeira dama de Manaus, Elisabeth Valeiko Ribeiro.

“Esse Termo de Cooperação transmite para a sociedade a transparência do nosso trabalho, isso para mim é o que mais importa, dar transparência e fazer entender que, aqui, as pessoas que precisam, as instituições que trabalham com os mais carentes, terão nosso apoio sempre, definiu Valeiko.

 

 

 

 

Fonte. Redação portaldonorte.com
Fotos. Cléber Maia


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta