Prefeito anuncia acordo para data-base da Saúde

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou nesta sexta-feira, 17/5, o cumprimento da data-base dos trabalhadores da Saúde em 6%. O acordo com a categoria foi firmado durante reunião com a categoria na sede da Prefeitura de Manaus, zona Oeste, e a proposta aprovada é retroativa a abril, com pagamento a partir do mês de junho. A medida, que beneficiará mais de 10 mil profissionais estatutários, temporários e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), será encaminhada à Câmara Municipal de Manaus já na próxima segunda-feira, 20.

“Estou entrando no sétimo ano de governo em que se repete o mesmo bom filme, em normalidade, em paz e com diálogo aberto. Foram várias as discussões, que ensinam às duas partes, para chegarmos ao acordo com os profissionais dessa importante secretaria que é a da Saúde, a Semsa”, afirmou o prefeito.

Arthur também disse que a prefeitura está em negociação com os professores. “Haveremos de chegar também a um acordo, porque eles sabem que há respeito de nós para eles. Temos um projeto conjunto para melhorar a educação básica, que já é referência ao ser a nona no Ideb e queremos empurrá-la para a oitava posição, para que outros prefeitos possam continuar avançando”, avaliou.

A data-base da Saúde municipal vem, segundo o prefeito, em um momento complicado para a saúde do Estado. “Vamos funcionando com normalidade. Nossas unidades de saúde estão dando conta do recado em uma hora de muito tumulto para a saúde do nosso Amazonas. A parte que nos cabe fazer, fazemos, procurando aperfeiçoar, porque sempre é possível melhorar. E, repito, sempre com respeito pelos nossos servidores”, completou Virgílio.

O prefeito destacou, ainda, que além do cumprimento das datas-bases, sua gestão também honra o pagamento em dia dos servidores municipais, “sem nunca atrasar, muitas vezes, antecipando o 13º salário, ou seja, temos um conceito junto aos nossos servidores que é o da pontualidade, o da palavra empenhada e cumprida, o conceito do bom-senso, porque sabemos até onde podemos ir para manter o equilíbrio fiscal e o prestígio que temos com os órgãos de crédito nacional e internacional”, finalizou.

Negociação

Estavam à mesa de negociação do acordo salarial 2019 dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), representantes da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef) e da categoria dos trabalhadores. “O acordo entre as partes foi concluído após cerca de dois meses de negociação e conta com a aprovação da Semef, pelo próprio secretário Lourival Praia”, destacou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

“Ficamos muito satisfeitos com essa negociação. Foi um processo cordial entre gestores e trabalhadores do SUS, em que garantimos o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) de 2019, mais um porcentual de 2017 nesse reajuste. É importante destacar que os gestores da mesa permaneceram abertos às negociações posteriores de nossas demandas”, disse Marilene Vilhena, coordenadora da mesa e representante do SindSaúde.

 

 

Fonte. Ascom Semsa
Foto – Divulgação Ascom Semsa


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *