Amazonas perde o artista plástico Oscar Ramos (80)

A direção do portaldonorte.com manifesta profundo pesar pelo falecimento do artista plástico Óscar Ramos, aos 80 anos, na manhã desta quinta-feira (13/6), no Hospital Beneficente Portuguesa, em Manaus.

Óscar Ramos nasceu no município de Itacoatiara em 1938, estudou Pintura Livre com Ivan Serpa, ícone do Construtivismo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nos anos 1960. Na década seguinte, ao lado de Luciano Figueiredo, desenvolveu uma arte que fugiu dos suportes tradicionais e ganhou espaço em cartazes e capas de livros e discos. Trabalhou ainda na concepção visual da célebre revista “Navilouca” (1972), idealizada por Torquato Neto e Waly Salomão, e reunindo nomes como Hélio Oiticica, Lygia Clark, Lygia Pape, Caetano Veloso e outros.

Óscar participou de eventos como a Bienal Internacional de São Paulo (1969 e 1970) e a mostra “Diversidade na Arte Contemporânea Brasileira”, em Paris (2005). Atuou como curador de diversas exposições regionais e nacionais.Teve uma carreira prolífica também no cinema, atuando como diretor de arte em filmes diversos, entre eles “O Gigante da América” (1978), de Júlio Bressane.

O velório do artista plástico, Óscar Ramos teve início a partir das 16h, no Salão Nobre do Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, 1.546, Centro.

 

 

 


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *