O livro ‘Cine Set e a Crítica Cinematográfica no Amazonas’ será lançado nesse final de semana

Coletânea dos melhores textos e entrevistas do site de cinema produzido na capital, o livro ‘Cine Set e a Crítica Cinematográfica no Amazonas’ será lançado no dia 19 de junho, com uma noite de autógrafos, no Casarão de Ideias, na Rua Barroso, Centro, a partir das 19h30. O projeto foi contemplado no edital de Conexões Culturais de 2017, realizado pela Prefeitura de Manaus.

Escrita por Susy Freitas, a obra apresenta, na introdução, uma breve trajetória da crítica cinematográfica no Amazonas. Os passos iniciais do gênero textual na primeira metade do Século 20, passando pela realização da revista ‘Cinéfilo’, de José Gaspar, aos programas radiofônicos comandados por Ivens Lima e Joaquim Marinho até o lançamento do ‘Cine Set’ serão abordados.

Em seguida, o público poderá ver uma coletânea dos melhores textos do ‘Cine Set’. Críticas de filmes locais, como ‘Formas de Voltar Para Casa’, de Rafael Ramos; e ‘Os Monstros’, de Bernardo Abinader, dividem espaço com análises de longas nacionais e internacionais, como ‘O Som ao Redor’, ‘O Processo’, ‘Django Livre’, ‘Corra’, entre outros. As entrevistas feitas pelo site, entre Fernanda Montenegro, Jean Claude-Bernadet, Anna Muylaert, Márcio Souza, Tom Zé, Othon Bastos e Pablo Villaça também terão destaque no livro.

Aberto ao público, o lançamento do livro contará com a presença de todos os integrantes do ‘Cine Set’ para a noite de autógrafos e coquetel. Cada livro será vendido por R$ 30, na noite do evento. Conforme previsto no edital, 25 cópias serão entregues à Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O site prevê também doação do livro para universidades e escolas de artes de Manaus.

Contrapartidas

O lançamento do livro do ‘Cine Set’ vem acompanhado de duas atividades de contrapartidas gratuitas, conforme previsto no projeto vencedor do edital de Conexões Culturais de 2017. A primeira atividade aconteceu no último dia 7 de junho, na Escola Municipal Cemeja Samuel Benchimol, na Avenida Grande Circular, zona leste de Manaus.

Na ocasião, Susy Freitas ministrou a palestra ‘Da Teoria ao Roteiro: Audiovisual Para Fins Didáticos’ para 12 professores da rede municipal. O conteúdo apresentou aos docentes diversos recursos para se utilizar o audiovisual para chamar a atenção dos alunos e transmitir o conteúdo das aulas de forma criativa e interativa.

Já a segunda atividade será uma roda de conversa sobre a crítica de cinema, no dia 22 de junho. Integrantes do ‘Cine Set’ e convidados ligados ao Jornalismo Cultural em Manaus vão debater o futuro e a importância deste gênero textual. O evento gratuito será realizado no Café com Texto, na Rua Belo Horizonte, 140, zona centro-sul, das 15h30 às 17h30.

 

 

 

Fonte. Manauscut
Foto. Leonardo Leão – Manauscult


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *