1,4 milhão de amazonenses não tem um médico pra dizer que é seu, diz Simeam

Patrícia Sicchar, presidenta interina do Simeam, criticou a gestão da Saúde que gerou no Sisreg a extensa fila de cirurgias

A médica pediatra, Patrícia Sicchar, presidente interina do Sindicato dos Médicos do Amazonas – Simeam fez críticas à gestão estadual da saúde sobre a fila de espera por cirurgias e exames com especialistas na rede de Saúde  que atinge cerca de 98 mil pessoas, segundo levantamento realizado em janeiro por técnicos do Estado. A declaração ocorreu nesta sexta-feira, 07/06, durante entrevista dada na redação do portadonorte.com no tema “A Atenção Básica da Saúde no Interior do Amazonas”.

“É uma falta de gestão vergonhosa. Compete ao estado gerenciar essa demanda. Hoje o tempo para se conseguir uma consulta com o médico especialista em Oftamologia é de seis meses. Para uma ultrassom, 3 meses. Com um neurologista, 1 ano”, destaca Sicchar. O inchaço no Sistema de Regulação (Sisreg) para realização das consultas e procedimentos é resultado do desabastecimento de insumos por falta de pagamento aos fornecedores pela Secretaria de Estado da Saúde -Susam.

O município de Manaus tem mais de 2 milhões de pessoas vivendo em seu território. Em contrapartida, a previsão era de que existissem cerca de 700 a 800 médicos de família no atendimento às pessoas na Atenção Básica, que sofrem com hipertensão, exames de pré-natal às mulheres ou na realização de pequenas cirurgias. “Na capital e no interior do estado, a cobertura na assistência ainda é muito baixa alcançando apenas 30%, isso significa que 1,4 milhão de pessoas não tem um médico para dizer que é seu”, explica.

Para a médica Sicchar o “gargalo” da saúde na média e alta complexidade não é de responsabilidade do profissional médico, como apontam alguns gestores. “Eles estão lá todos os dias para trabalhar e fazer o seu melhor”, concluiu.

 

Fonte. Redação portaldonorte.com
Fotos. Cleber Maia – portaldonorte.com

 

 

 


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *