You are currently viewing Espetáculo do Rio de Janeiro leva ritmo do ‘passinho’ ao palco do Café Teatro

Espetáculo do Rio de Janeiro leva ritmo do ‘passinho’ ao palco do Café Teatro

No primeiro fim de semana de programação do Palco Giratório 2019 do Sesc, o Les Artistes Café Teatro, no Centro Histórico, recebeu  o espetáculo de dança “Cria”, da Cia. Suave (RJ)/Alice Ripoll, na noite de sábado 6/7, e a roda de conversa “Pensamento Giratório” sobre o espetáculo “Se eu fosse Iracema”, do 1Comum Coletivo (RJ), na última sexta-feira, 5/7. Durante o mês de julho, o palco do espaço mantido pela Prefeitura de Manaus receberá atividades gratuitas do projeto.

A musicalidade da Cia. Suave contagiou o público na noite de sábado, apresentando coreografias no estilo “passinho do funk”, “a dancinha” (famosa nas redes sociais) e a dança teatro. A atividade gratuita teve início por volta das 19h30. O espetáculo existe desde 2017 e o grupo apresenta o passinho (todo movimento do pé bem passado), a dancinha (espécie de subgênero dentro do movimento do passinho que usa a ginga e dança livre), dança teatral, além de momentos do uso do gromelô (falas em idiomas fictícios dos personagens), improvisação e circo.

“O passinho é considerado a primeira dança urbana efetivamente brasileira, atualmente ele é patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. O passinho é meio antropofágico porque ele se apropria de várias coisas e já existe há mais ou menos 10 anos. Esse estilo nasceu nessa cultura do funk, favelas, nas ruas, nos bailes, muito parecido com o hip-hop”, disse o produtor da companhia, Rafael Fernandes.

Uma das dançarinas do espetáculo, Nyandra Fernandes, disse que o grupo ficou por muito tempo no eixo Rio-São Paulo exibindo outro espetáculo, “Suave”, o primeiro e o que deu nome à companhia, antes do destaque nacional e internacional com “Cria”. “Eu acho que ‘Cria’ traz umas imagens e a gente deixa essa interpretação muito aberta para cada um.  Tivemos mais ou menos seis meses para o processo criativo, e, desde então, temos colhido frutos incríveis. Só esse ano fizemos três turnês internacionais e agora estamos no Palco Giratório, que é uma oportunidade incrível. É um presente, uma emoção que não posso mensurar”, declarou.

Palco Giratório

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um dos mais importantes projetos de difusão e intercâmbio das Artes Cênicas (teatro, dança, circo, intervenção urbana e performance), o Palco Giratório, do Serviço Social do Comércio (Sesc), chega a Manaus em sua 22ª edição. Ao todo são 20 espetáculos gratuitos e 11 atrações culturais em diversos pontos da cidade, no período de 2 a 25 de julho.

A ação ocorre em um período de até 30 dias em capitais brasileiras, que recebem todos os espetáculos do circuito nacional do Palco Giratório, incluindo a participação de atrações locais, espetáculos convidados e atividades paralelas. O projeto desenvolve, ainda, ações formativas como oficinas, intercâmbio e o “Pensamento Giratório”, um momento de reflexão e discussão aberto ao público.

Em Manaus, as atividades acontecem em diversos locais durante todo o mês de julho, como o Café Teatro, Teatro Amazonas, salas do Sesc, entre outros. A programação completa pode ser consultada no site do Sesc Amazonas.

Programação no Café Teatro

As apresentações e discussões continuarão nos dias 12, 19, 20, 21, 22 e 23/7, sempre com entrada gratuita.

12/7 (sexta), 19h – Espetáculo de dança “A mulher do Fim do Mundo”, da Cia. Casa Circo (AP)

Classificação – 14 anos

12/7 (sexta), 21h – Espetáculo circense “Femi-Clown Cabaré Show”, do Cabaré das Rachas (DF)

Classificação – 18 anos

19/7 (sexta), 19h – Espetáculo de dança “R.A.L.E (Realidade Apropriada Libera Evidência)”, de Jessé Batista (AL)

Classificação – 12 anos

20/7 (sábado) – 19h – Espetáculo de dança “Subterrâneo”, do Gumboot Dance Brasil (SP)

Classificação – Livre

21/7 (domingo), 17h – Espetáculo infantojuvenil “Voa”, do Coletivo Antônia (DF)

Classificação – Livre

22 e 23/7 (segunda) – 14h – Espetáculo de dança infantojuvenil “Tandan!”, da Cia. Etc. (PE)

Classificação – Livre

 

 

 

Fonte. Thais Waughan – Manauscult

Fotos – Leonardo Leão / Manauscult


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe um comentário