You are currently viewing Fenaj 2019: Jornalistas votam nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/07)

Fenaj 2019: Jornalistas votam nesta quarta e quinta-feira (17 e 18/07)

Jornalistas sindicalizados no Amazonas poderão votar para eleger eleger a nova Diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e os integrantes da Comissão Nacional de Ética (CNE) em duas urnas disponibilizadas pela Comissão Eleitoral local, durante todo o dia, das 8h às 17h, nesta quarta e quinta-feira, 17 e 18, respectivamente.

Podem votar todos os sindicalizados que estejam em dia com o sindicato. Associados em atraso podem regularizar sua situação junto ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJPAM) até o dia da votação e votar em separado, conforme regulamento da Comissão Eleitoral Nacional.
Uma urna ficará à disposição dos eleitores na sede do SJPAM, localizado na Praça Santos Dumont, 15, Centro, em horário comercial.

Outra urna, itinerante, circulará nos locais com maior número de eleitores, como redações e secretarias de Comunicação, assim definidas: Dia 17 (manhã): Jornal A Crítica, jornal Amazonas Em Tempo, Secretaria de Comunicação do Estado do Amazonas; Dia 18 (tarde): Jornal A Crítica, jornal Amazonas Em Tempo, Secretaria de Comunicação do Estado do Amazonas.

Os documentos considerados válidos para votação são: Carteira de Trabalho, Registro Geral (RG), Carteira de Identidade de Jornalista expedida pela Fenaj e Carteira de Habilitação (CNH).

Campanha
Na manhã desta segunda-feira, 15/07, o presidente da Comissão Eleitoral, Davi Almeida, a presidente do SJPAM, Auxiliadora Tupinambá, e o candidato à Vice-presidência regional Norte 1, Wilson Reis, visitaram as redações da Secretaria de Estado de Comunicação e da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Na ocasião, Davi Almeida convocou a categoria a participar do processo eleitoral, uma vez que trata-se da entidade maior de representação dos jornalistas no Brasil.

Chapa
A chapa Audálio Dantas – FENAJ em defesa dos jornalistas, do jornalismo e da democracia é encabeçada pela atual presidenta, Maria José Braga, de Goiás, e tem como vice-presidente Paulo Zocchi, de São Paulo. Os demais cargos da Diretoria – distribuídos entre Executiva, vices-regionais e departamentos – são ocupados por jornalistas de todas as regiões do país e da maioria dos Estados.

A unidade entre os grupos com atuação no movimento sindical dos jornalistas foi fruto de vários debates que identificaram convergências, principalmente em razão da conjuntura nacional (de retrocessos políticos, socioeconômicos e culturais) e de ataques à classe trabalhadora e as suas organizações sindicais.
A Federação Nacional dos Jornalistas é a única federação sindical a realizar eleições diretas para escolher sua diretoria e a Comissão Nacional de Ética.

Homenagem
Audálio Dantas faleceu em junho de 2018. Foi presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo nos ano 70. No cargo, contestou a versão oficial da ditadura e denunciou que o jornalistas Vlademir Herzog havia sido torturado e morto no DOI-CODI, em 1975. Ajudou a revelar a escritora Coralina Maria de Jesus. Era considerado o repórter aliado dos mais fracos. Vencedor do Prêmio Jabuti e Prêmio Juca Pato de Intelectual do Ano (2013), além do Prêmio de Defesa dos Direitos Humanos da ONU (1981).

Ascom – SJPAM

Deixe um comentário