IR 2020: empresas e bancos têm até amanhã para entregar comprovante de rendimentos

Comprovantes necessários para preencher o Imposto de Renda devem ser enviados até esta sexta-feira, dia 28, pelas empresas e instituições financeiras. O prazo de entrega da declaração começa na segunda-feira, 2 de março.

Os informes podem ser mandados por e-mail, baixados na internet ou divulgados em aplicativos para celulares. Os documentos de rendimento servem para a Receita Federal cruzar informações e verificar se o contribuinte preencheu dados errados ou sonegou imposto.

Estes documentos devem apresentar os valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior. Também deve detalhar os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte. Se houver contribuição para Previdência Complementar da empresa e aportes para o plano de saúde coletivo, esses dados precisam ser informados.

Para aposentados e pensionistas, as informações podem ser acessadas na internet, na página Meu INSS, ou no aplicativo de mesmo nome, disponível para smartphones com sistemas IOS ou Android.

Planos de saúde individuais e fundos de pensão também são obrigados a fornecer os comprovantes. Esses dados serão usados para o contribuinte deduzir os valores cobrados no Imposto de Renda. Os bancos e corretoras devem informar os valores de todas as contas correntes e de todos os investimentos.

Caso o contribuinte não receba os informes no prazo, deve procurar o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se o atraso persistir, a Receita pode ser acionada.


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *