Ato ‘Vidas Negras Importam’ reclama direito à vida no Rio

Ato ‘Vidas Negras Importam’ reclama direito à vida no Rio

Palácio Guanabara foi um dos locais do protesto.

A tarde de domingo foi palco de ativismo contra a violência polícial, o racismo e o direito à vida de jovens negros na capital carioca. O Ato ‘Vidas Negras Importam’ cobrou um posicionamento da sociedade e sobretudo do goverador do estado do Wilson Witzel (PSC), pelo fim da violência letal das operações policiais nas favelas cariocas que faz dos jovens Afrodescendentes os líderes das estatísitcas de vítimas por mortes violentas na região metropolitana do Rio.

Organizado por coletivos que integram o movimento favelas em luta cuja finalidade é debater a Segurança Pública com comunicadores e moradores de diversas favelas do Rio, o protesto mobilizou um considerável contingente de cidadãos neste domingo, 31 de maio.

O Palácio Guanabara, sede do governo do Rio foi um dos locais da cidade que presenciou a atuação dos ativistas. Segundo a moradora da Maré e integrante do movimento de favelas do Rio, Gizele Martins, foi imperativo a organização do Ato.

“Ontem resolvemos marcar esse ato por mais um assassinato ocasionado pela polícia – a morte do Matheus, de 23 anos, ontem em uma favela (Tijuca). Marcar o ato no Palácio (Guanabara) significa que a gente também protesta contra um governador que cada vez mais militariza as favelas com caveirão, snipers e helicópteros. Um governador que afirma que seu objetivo é mirar na cabecinha, que comemora cada assassinato. Então, o objetivo de ser lá traz esse simbolismo, da pauta também estatal, de uma pauta cada vez mais militarizada e que nós movimentos de favelas denunciamos e somos contra essa política militar e racista do governo atual e de outros governos que tiveram a mesma postura quando se refere ao termo favela”, informou a ativista.

Fonte. Luana Benedito e Natasha Amaral – odia.ig.com.br
Fotos e Imagens. Robson Maia – Eng2 Filmes e Comunicação


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta