‘Vidas Negras Importam’ retorna às ruas do Rio

Exército usou até veículo blindado para monitorar protesto pacífico.

Mais um protesto contra o racismo e a violência policial levou manifestantes ao centro do Rio de Janeiro na tarde de domingo (7), em uma caminhada que seguiu pela Avenida Presidente Vargas depois de ter partido do Monumento a Zumbi dos Palmares, nos arredores da Central do Brasil.

O ato é a segunda marcha Vidas Negras Importam na cidade. Na semana passada, os manifestantes protestaram em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do estado do Rio de Janeiro.

No protesto pacífico pelo direito à vida de jovens negros afrodescendentes mais uma vez o aparato militar e policial do Estado se fez presente de forma desproporcional, comportamento considerado histórico e letal. Helicópteros e até veículos blindados foram enviados ao perímetro onde aconteceu a manifestação pacífica.

Exército Brasileiro: Palácio Duque de Caxias. Soldados e veículo blindado

O movimento dialoga com os protestos contra a violência policial e o racismo nos Estados Unidos, que vem ganhando força e adesão internacional desde a morte de George Floyd, homem negro que morreu sufocado por um policial branco, que ajoelhou sobre seu pescoço. A ação foi filmada e causou indignação dentro e fora dos Estados Unidos.

No Brasil, manifestantes lembraram outras mortes, como a do jovem João Pedro, que foi morto dentro de casa, durante uma operação policial da Polícia Federal, em parceria com a Polícia Civil, no Complexo do Salgueiro, em 17 de maio.

Em uma das faixas, os manifestantes protestam que “As mães negras não aguentam mais chorar”, e fotos e cartazes relembram chacinas e outros episódios de violência contra pessoas negras nos últimos anos.

Fonte. Vinícius Lisboa – Agência Brasil
Fotos e Imagens. Robson Maia – Eng2 Filmes


Redação Portal do Norte

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..
Redação Portal do Norte

 

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *