Artigo. A importância do trabalho do docente em tempos de pandemia

Artigo. A importância do trabalho do docente em tempos de pandemia

Fábio Peragene é Jurista Desportivo, Professor, Especialista em Treinamento Desportivo, Membro do IBDD.

A importância da educação no nosso país se expressa ao longo dos anos como ferramenta única para melhorias de todos os âmbitos de crises existentes, quer seja econômica, política, ou cultural. Em tempos de pandemia, essa importância ficou cada vez mais evidente, infelizmente, com o passar dos anos, essa profissão que já foi tão respeitada e almejada por uma parcela da sociedade, está sendo desrespeitada pelos nossos representantes e até mesmo pela nossa sociedade, não dando o devido valor na qual a mesma merece. No entanto, o professor vem ao longo dos anos lutando pela sua valorização perante a sociedade e mostrando seu valor, cada vez mais evidente em tempos de crise.

Por isso, deve se colocar o saber elaborado como necessário e atribui à escola o dever de universalizá-lo, de modo que todos a ele tenham acesso, pressupondo que esse acesso aos bens culturais da humanidade permite ao indivíduo perceber-se como integrante do todo social, ajudando-o a situar-se em sua realidade histórica e social, a entender-se, entendendo sua condição. (SAVIANI 1997).

Cabe destacar, que ao entrar na sala de aula ou na plataforma digital, consciente de sua tarefa e da importância que ela tem para a vida dos alunos, o professor está preocupando-se em trabalhar de forma mais crítica e consciente, buscando sempre novas formas de lidar com o novo momento e desafios inerentes de uma pandemia, assumindo uma postura política, social, eficaz e consciente na luta pela democratização social.

Dessa forma, todas as questões sociais envolvem o trabalho do professor em sala de aula, com novas ferramentas de ensino, impostas de maneira urgente e com pouco tempo de formação, aprendendo a lidar com nova forma de atuação e tendo a responsabilidade de ajudar de forma objetiva no processo de ensino aprendizagem, nas quais essas questões perpassam desde o ensino da educação Infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e o ensino superior. A educação engrandece os processos formativos no qual se desenvolve na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais, nas organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Diante disso, fica claro o papel e a importância do docente no contexto atual, mantendo o aluno educando em constante desenvolvimento neste momento tão delicado, entendendo e criando recursos para que o processo de ensino e aprendizagem não seja comprometido.

Em tempos de pandemia, O Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nesta terça-feira 23/06/2020 nota técnica com diretrizes a serem adotadas por instituições de ensino para garantir os direitos de professores que trabalham por meio de home office e/ou plataformas virtuais durante a pandemia da Covid-19. O documento contém orientações que tratam de assuntos como o respeito à jornada de trabalho dos professores e à irredutibilidade salarial, o que se faz necessário para que esse profissional de elevada importância social consiga ao menos tranquilidade para desenvolver suas funções.

O MPT orienta que as atividades pedagógicas na modalidade home office e em plataformas virtuais sejam compatíveis com a jornada contratual dos professores. Portanto, devem ser consideradas tanto as atividades realizadas pelos meios digitais, quanto o período de capacitação, adaptação ao novo modelo de trabalho, preparação prévia do material a ser utilizado e posterior de orientação e avaliação do aluno. Além disso, a nota técnica estimula a ampliação de intervalos para repouso e a adoção de horários específicos para atendimento virtual, assegurando o direito à desconexão do corpo docente e a compatibilidade entre a vida familiar e profissional.

A instituição também defende a irredutibilidade salarial dos professores, independentemente da modalidade e dos recursos tecnológicos utilizados para elaboração e compartilhamento do conteúdo pedagógico, de realização das aulas, e de aplicação de provas. O MPT esclarece que a redução da jornada de trabalho ou a suspensão do contrato de trabalho somente podem ocorrer se houver de fato a redução da carga horária de trabalho conforme consta na Medida Provisória n. 936/2020.

O documento pede ainda que professores e alunos com deficiência tenham acesso a todos os equipamentos, recursos de tecnologia assistida e acessibilidade, bem como intérprete de Libras, legenda oculta e áudio-descrição, quando necessários.

Deixe uma resposta