You are currently viewing Hipismo será excluído do pentatlo moderno nos Jogos Los Angeles 2028

Hipismo será excluído do pentatlo moderno nos Jogos Los Angeles 2028

Decisão ocorre após críticas de grupos de direitos dos animais.

O hipismo será eliminado do programa de pentatlo moderno na Olimpíada de Los Angeles de 2028, informou a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) nesta quinta-feira (4), e um processo de consulta deve começar em breve para se encontrar um substituto à altura.

A decisão foi tomada depois que a técnica alemã de pentatlo moderno, Kim Raisner, golpeou o cavalo de Annika Schleu, Saint Boy, na Olimpíada de Tóquio quando ele se recusou a saltar uma cerca. O incidente provocou críticas generalizadas ao esporte.

“Primeiro, sabemos que esta informação será surpreendente, e até chocante, para vocês”, disse a UIPM em um comunicado. “Não faz muito tempo que assumimos o compromisso de analisar e proteger a disciplina do hipismo na esteira dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. Mas a vida dentro do movimento olímpico muda rápido”.

“A decisão de substituir o hipismo vem depois de o Conselho Executivo da UIPM endossar uma série de recomendações feitas pela Comissão de Inovação da UIPM após uma reunião de dois dias em Mônaco na semana passada.”

A atitude de Raisner em Tóquio levou a UIPM a desclassificá-la do evento masculino, e o grupo de direitos dos animais Peta pediu que o Comitê Olímpico Internacional (COI) elimine os eventos equestres da Olimpíada citando crueldade em Tóquio.

O pentatlo moderno tem cinco eventos: esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida.

Fonte. Agência Brasil
Foto. Carlos Barria – Reuters; Dan Mullan – Getty Images


Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Redação Portal do Norte

Manaus, Amazonas, Amazônia, Brasil, Comunicação, Imprensa, Notícias..

Deixe um comentário